Municípios catarinenses ganham destaque no Prêmio Brasil Sorridente

Três municípios catarinenses – Balneário Camboriú, Florianópolis e Porto União – tiveram desempenho de destaque ficando entre os três primeiros colocados em diferentes categorias do Prêmio Brasil Sorridente 2013. A premiação será realizada no dia 24 de abril no Memorial JK, em Brasília, DF. Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o prêmio é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. “A iniciativa de premiar os municípios é uma forma de incentivo ao cuidado com a saúde bucal da população. E é uma satisfação ver que cidades catarinenses estão cumprindo com esta tarefa”, diz Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC).

Este é o segundo ano consecutivo que o município de Porto União ficou em segundo lugar no grupo das cidades até 50 mil habitantes; Balneário Camboriú ficou com o terceiro lugar entre os municípios até 300 mil habitantes e Florianópolis, que no ano passado ficou em quinto lugar, este ano pulou para o segundo em sua categoria (acima de 300 mil moradores). O vencedor em cada uma das categorias recebe um consultório odontológico completo; do segundo ao quinto lugar, uma placa alusiva, e os demais participantes um diploma.

Entre os critérios de avaliação, ao todo 10, estão a relação entre a população, o número de cirurgiões-dentistas da rede pública e a carga horária mensal de trabalho, a cobertura populacional alcançada pelas equipes de saúde bucal e o menor índice de cárie dental em estudantes até 12 anos, segundo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).. A premiação será realizada no dia 24 de abril no Memorial JK, em Brasília, DF. Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), o prêmio é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de Políticas Públicas de Saúde Bucal. “A iniciativa de premiar os municípios é uma forma de incentivo ao cuidado com a saúde bucal da população. E é uma satisfação ver que cidades catarinenses estão cumprindo com esta tarefa”, diz Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC).

Entre os critérios de avaliação, ao todo 10, estão a relação entre a população, o número de cirurgiões-dentistas da rede pública e a carga horária mensal de trabalho, a cobertura populacional alcançada pelas equipes de saúde bucal e o menor índice de cárie dental em estudantes até 12 anos, segundo normas da Organização Mundial da Saúde (OMS).124