Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o Brasil estiveram reunidos nos dias 1º e 2/11 durante o XXI Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (CIOBA), realizado em Salvador. Na oportunidade, foi debatida a importância de atualização no Código de Ética da classe, e o ponto central da discussão foi a regulamentação de publicidade para os cirurgiões-dentistas, área que impacta todos os profissionais e não é revisada desde 2012. Santa Catarina estava representada pelo presidente Wilson Andriani Jr.
A necessidade de atualizar o Código de Ética com foco na publicidade visa garantir a melhor prática profissional e proteger a sociedade contra o charlatanismo e práticas inadequadas de promoção de serviços odontológicos. “Com o avanço das mídias sociais, torna-se fundamental estabelecer diretrizes claras para a publicidade na odontologia”, comentou o presidente do CRO-SC, que reforçou a relevância de que as informações transmitidas ao público sejam éticas e transparentes, e que reflitam o compromisso dos cirurgiões-dentistas com a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Marco necessário para evitar a banalização e o uso indevido da publicidade odontológica, a atualização tem como principal objetivo proteger a imagem da profissão e, sobretudo, a segurança dos pacientes. O novo regulamento busca limitar práticas publicitárias que possam induzir a população a equívocos, além de valorizar o exercício ético e responsável da odontologia em tempos de crescente exposição midiática.