Notícias CROSC

Dia do Ortodontista: data homenageia profissionais que transformam sorrisos e garantem mais qualidade de vida aos pacientes

Nesta data, o Sistema Conselhos de Odontologia parabeniza aos mais de 33 mil especialistas em Ortodontia, especialidade odontológica com maior número de inscritos no país.

O Conselho Federal de Odontologia e os 27 Conselhos Regionais de todo país comemoram, neste 20 de setembro, o Dia do Ortodontista. De acordo com dados estatísticos do CFO, atualmente a Ortodontia é a especialidade odontológica com maior número de profissionais no Brasil.

O país conta atualmente com mais de 446 mil cirurgiões-dentistas e 152 mil registros de especialidades. A Ortodontia destaca-se como a área da Odontologia com maior número de inscritos no país. No total, são 33,148 mil ortodontistas que representam 21,7% do total de especialistas. A maior parte é composta por profissionais do sexo feminino, sendo 20.767 (62,64%) mulheres e 12.381 homens (37.35%).

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de problemas relacionados à má posição dos dentes e ossos dos maxilares. O tratamento ortodôntico proporciona diversos benefícios aos pacientes, conforme destaca a presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), Carla d´Agostini Derech.

“Os objetivos do tratamento ortodôntico vão além da estética e perpassam pela saúde dos elementos de sustentação dentária, como gengivas e ligamento periodontal; eficiência da função bucal como a mastigação e a respiração e, melhorar a estética do sorriso do paciente, influenciando positivamente na autoestima e qualidade de vida do indivíduo”, pontua a ortodontista.

A presidente da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO), especialista, mestre e doutora em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp), Soo Young Kim Weffort, complementa: “A beleza da Ortodontia está em unir ciência e arte para criar saúde, estética e autoestima; um equilíbrio único entre técnica e biologia, forma e função.”

Benefícios para os pacientes

A Ortodontia representa maior qualidade de vida para os pacientes, com reflexos em questões que vão além da saúde bucal.  Sendo assim, a transformação do sorriso muitas vezes transforma também a vida do indivíduo como um todo, proporcionando-lhe bem-estar e autoestima. Isso porque o ortodontista não trata apenas sorrisos, mas também tem atuação com impactos diretos na fala, mastigação, deglutição, sono e respiração, de forma a contribuir fortemente para a saúde geral dos pacientes.

O profissional, ao tratar as maloclusões, preocupa-se em manter a posição da mandíbula em posição ortopedicamente estável. O equilíbrio muscular e das articulações permitirá melhores condições de trituração dos alimentos e consequentemente de digestão, o que significa o estabelecimento adequado das funções do sistema estomatognático. A correção da mordida também pode aliviar dores temporomandibulares e cefaleias. Soma-se a tudo isso o benefício da preservação dos dentes, com combate a desgastes e prevenção a cárie, uma vez que o alinhamento da arcada evita acúmulos excessivos de restos alimentares.

Além disso, durante a infância, a Ortodontia tem papel fundamental nas correções mandibulares, de forma que a criança possa ter garantido o desenvolvimento das funções orofaciais, sendo inclusive fator decisivo para solução de casos de apneia infantil. Evidências científicas demonstram que distúrbios respiratórios do sono, como a apneia obstrutiva, quando não diagnosticados precocemente, podem comprometer o crescimento craniofacial e predispor a alterações funcionais permanentes.

“Além disso, a fragmentação do sono e a hipóxia intermitente estão associadas a déficits cognitivos, dificuldades de aprendizado, alterações comportamentais e prejuízos no desempenho escolar, frequentemente confundidos com transtornos de atenção e hiperatividade”, complementa Soo Weffort, que tem atuação em temas como Disfunção Temporomandibular e Oclusão.

Intercâmbio

A Ortodontia, enquanto especialidade voltada ao restabelecimento da função e da estética por meio da movimentação dentária controlada, apresenta forte interface com diversas áreas da Odontologia, configurando-se como disciplina integradora no âmbito da reabilitação oral. Desta forma, deve ser compreendida como uma especialidade dentro da Odontologia que transcende o alinhamento dentário isolado, articulando-se de maneira sinérgica com a Reabilitação Oral, Implantodontia, Periodontia e a Odontopediatria, na busca por resultados funcionais, estéticos e biologicamente estáveis no longo prazo.

Inovação é aliada da Ortodontia de vanguarda

Nos dias atuais, a tecnologia mudou as ferramentas utilizadas pelo ortodontista, tanto para a mecânica como para o diagnóstico e planejamento dos tratamentos. Os constantes avanços tecnológicos prometem revolucionar a prática ortodôntica, proporcionando ferramentas mais precisas, eficientes e personalizadas, além de maior conforto aos pacientes.

Alguns exemplos dessas inovações é o escaneamento 3D e impressão 3D na Ortodontia, que produzem modelos precisos dos dentes dos pacientes, substituindo os antigos moldes de gesso, e criam dispositivos ortodônticos personalizados possibilitando tratamentos mais eficazes e consequentemente resultados mais rápidos.

“O Brasil é o segundo país no mundo no que se refere a procura por procedimentos estéticos e um dos objetivos do tratamento ortodôntico é a estética do sorriso, além da melhora da saúde e função bucal, por isso a ABOR recomenda que os pacientes sejam tratados dentro da melhor evidência científica trilhando um caminho que estimule a ética e a atenção a saúde da população”, conclui Carla Derech.

*Com informações do CFO.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

plugins premium WordPress