Notícias CROSC

Câncer bucal é tema de seminário apoiado pelo CRO-SC, abrangendo do diagnóstico ao tratamento

Câncer Bucal: do diagnóstico ao tratamento, foi o tema de seminário realizado hoje (26) no auditório da ALESC, em Florianópolis, evento que contou com o apoio do CRO-SC para um momento de trocas e de aprofundamento teórico nessa temática tão importante. Representando o governo estadual, a coordenadora de Saúde Bucal do Estado, cirurgiã-dentista Cheila Furrati, ressaltou que o diagnóstico precoce, além de evitar mutilações, salva vidas.

A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, destacou, na sua fala na cerimônia de abertura, a parceria e o compromisso do Conselho para com todas as causas da saúde bucal. “Os profissionais da odontologia que se dedicam à área oncológica e em Santa Catarina têm nesta jornada a ampliação da relevância do seu trabalho e a convicção de que a sua responsabilidade é valorizada, aplaudida e reconhecida”, afirmou a presidente, que registrou seu aplauso à comissão organizadora, que cumpriu plenamente a meta de integrar colegas da área e gerar a atualização científica desejada e essencial no mundo em constante transformação e aperfeiçoamento no qual vivemos

Foram palestrantes a professora e integrante da Comissão Hospitalar do CRO-SC Liliane Janete Grando, sobre diagnóstico de lesões iniciais e a importância do exame clínico; o médico de cabeça e pescoço Gilberto Teixeira, sobre tratamento oncocirúrgico: diferença entre tratar lesões iniciais e avançadas; a cirurgiã-dentista do Cepon Mariana Comparotto Minamisako, sobre preparo de paciente pré-radioterapia; e a cirurgiã-dentista especialista em próteses bucomaxilofaciais Cleumara Kosmann, sobre reabilitação protética pós tratamento oncocirúrgico e a professora Grasiele Ramos, sobre experiência exitosa na conscientização da população sobre a temática do Câncer Bucal. O evento encerrou com uma mesa de debate.

O seminário abriu espaço para os municípios apresentarem banners de suas experiências em relação à temática do seminário, como ações comunitárias de prevenção ao câncer bucal, ações educativas individuais e coletivas, casos clínicos, fluxo de atendimentos aos usuários em situações de suspeita de câncer, ações de fortalecimento da APS na temática, prática clínica dos CEOs, entre outros.

O evento foi desenvolvido pela Prefeitura de Florianópolis e Secretaria Municipal de Saúde e contou também com o apoio da Associação Brasileira e Campanha Nacional de Prevenção de Câncer de Cabeça e Pescoço. Gratuito e aberto a todas as pessoas que se interessa pelo tema, com foco nas equipes de saúde bucal (cirurgiões-dentistas e auxiliares/técnicos em saúde bucal), residentes e graduandos, o seminário reuniu participantes provenientes das mais diversas regiões do estado.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas