Cirurgião-Dentista: participe do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Criado em 2009, o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” é voltado a pesquisadores, gestores, trabalhadores, artistas, representantes de instituições culturais e de organizações da Sociedade Civil, além de profissionais da Saúde que apresentem trabalhos voltados à promoção do uso racional de medicamentos entre os anos de 2018 a 2022.

A premiação, criada pela Secretaria de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, tem como objetivo unir e valorizar os trabalhos dos profissionais que promovem o uso racional de medicamentos pela população, o que envolve a prescrição, a dispensação até o consumo desses produtos pelas pessoas.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, reconhece a importância da premiação para a Classe. “O Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos ‘Lenita Wannmacher’ é uma grande oportunidade para o Cirurgião-Dentista mostrar suas ações em prol dos pacientes e da rede pública de saúde”.

O uso racional de medicamentos acontece quando o paciente recebe os medicamentos de forma apropriada à sua condição clínica em doses adequadas às suas necessidades individuais por um período de tempo determinado e dentro do menor custo possível para eles e à sua comunidade.

No Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos (atrelado à Secretaria de Insumos Estratégicos), há duas preocupações com a questão do uso moderado de medicamentos. A primeira tange à segurança e a saúde do paciente. Já a segunda está ligada ao orçamento dos estados e municípios do País, pois o uso irrestrito acaba encarecendo muito o serviço público.

O Conselheiro do CFO, Gláucio de Morais e Silva, que representa o Conselho Federal de Odontologia no Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos do Ministério da Saúde, defende a ampla participação dos Cirurgiões-Dentistas nessa temática. “Nós, Cirurgiões-Dentistas, somos os profissionais que prescrevem medicamentos, assim como os médicos. É importante inserirmos ainda mais o Cirurgião-Dentista nesse tema tão pertinente, fazendo com que ele possa participar dessa importante premiação que reconhece e valoriza as ações sustentáveis, combatendo o uso irracional de medicamentos”.

Todas as iniciativas premiadas receberão menção honrosa, gravação de vídeo apresentando a experiência, publicação da experiência em capítulo dentro de e-book. As experiências da gestão e/ou clínica que conquistarem o primeiro lugar nas áreas prioritárias definidas no edital receberão 10 mil reais em prêmios.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) é uma das entidades que compõem o Comitê Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, órgão de aconselhamento ligado diretamente ao Ministério da Saúde. Criado em 2007, esse comitê é resultado de uma recomendação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a partir da Conferência Mundial de Saúde Sob o Uso Racional de Medicamentos em Nairóbi, no Quênia, em 1985.

Os Cirurgiões-Dentistas interessados em participar da 5ª edição nacional do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” tem até a próxima segunda-feira, 18 de julho, para se inscrever, pelo link: https://bit.ly/3AR5TbU .

CLIQUE AQUI para se inscrever no Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher”