Notícias CROSC

Começa a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020/2022)

Está começando a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2020/2022), um estudo nacional que busca identificar as doenças bucais mais prevalentes como cárie, doença periodontal, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, por exemplo.

Para avaliar a saúde bucal da população de Florianópolis, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde fará visitas domiciliares nos meses de abril a junho/2022 nos setores censitários previamente sorteados. As visitas serão feitas por agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de saúde bucal.

A população alvo deste estudo é composta por brasileiros de idades de 5 e 12 anos e os grupos de 15 a 19 anos, de 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

A administração municipal reforça para que a população receba as equipes que estarão coletando os dados, dada a importância do estudo e aprimoramento das práticas em saúde bucal pública.

O SB Brasil é o censo da saúde bucal com objetivo de proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Qualquer dúvida podem entrar em contato pelo e-mail saudebucalsms@gmail.com ou pelo telefone 32391545 da Secretaria Municipal de Saúde.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas