Notícias CROSC

Conecte-SUS indica serviços odontológicos mais próximos do cidadão

A partir de agora, qualquer pessoa pode consultar os endereços dos serviços odontológicos públicos de maneira simplificada pelo smartphone. A novidade faz parte da última atualização do aplicativo Conecte SUS Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, e conta com o apoio institucional dos Conselhos de Odontologia para expandir a divulgação.

O secretário de Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara, explica que a medida é a resposta do Ministério da Saúde a uma demanda dos usuários do SUS. “Era muito comum que pacientes tivessem dificuldade em encontrar pela internet as unidades de saúde que oferecem tratamento bucal. Agora, essa informação pode ser acessada em segundos”, comemora.

Para utilizar a funcionalidade, é necessário abrir o aplicativo, ativar a geolocalização, clicar em SERVIÇOS e, depois, em SAÚDE BUCAL. Lá, você seleciona a distância em que quer pesquisar (com alcance de até 100 km) e o app mostra os resultados em ordem: do mais próximo ao mais distante.

Além disso, os usuários podem acessar a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (Casaps) – Versão populaçãopelo aplicativo. O documento permite verificar qual tipo de oferta em saúde bucal há em cada estabelecimento. Para a melhor funcionalidade da ferramenta, a Saps recomenda que os gestores mantenham atualizadas as informações sobre estabelecimentos, equipes e profissionais no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A informação do Conecte SUS sobre saúde bucal vem desses registros.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin