CRO-SC, Abeno e cursos de odontologia unem-se pela formação ética do cirurgião-dentista

O CRO-SC e Abeno promoveram na sexta-feira (1º), no plenarinho da Alesc, reunião entre os coordenadores de cursos de graduação em odontologia de Santa Catarina, conselheiros e integrantes das Comissões de Ensino e de Educação do Conselho. Conduzido pelas presidentes do CRO-SC, Sandra Silvestre, e da Abeno, Daniela Carcereri, o encontro teve como objetivo ampliar e disseminar informações de forma que as entidades contribuam para fomentar a melhoria sempre essencial da qualidade na formação do novo cirurgião-dentista.

Segundo Sandra Silvestre, o encontro foi o prosseguimento da primeira reunião ocorrida em fevereiro deste ano, quando a proposta foi tomar conhecimento diretamente na fonte, que são os coordenadores, quais são as necessidades dos cursos e como o CRO-SC pode contribuir. “Pretendemos que essa troca de experiências seja permanente junto às faculdades de odontologia, pois é recebendo orientações pertinentes ao exercício ético da profissão, que o futuro cirurgião-dentista poderá contribuir para uma odontologia de qualidade, destacou a presidente”, afirmou.

Daniela Carcereri enalteceu a iniciativa reafirmando o desejo da Abeno de que o ensino odontológico de Santa Catarina seja um exemplo para o Brasil. “Parabéns pelo compromisso e pela visão de que a integração do ensino e do trabalho são fundamentais, e que o investimento na formação vai sim impactar na saúde bucal da população, o que é objetivo do CRO-SC e da Abeno”, destacou.

Foram abordados temas como Teste de Proficiência na Odontologia, apresentado por Vânia Fontanella, da Comissão de Educação do CFO, que mostrou números e informações atualizadas sobre o desempenho dos graduandos, em especial na região Sul. A professora do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, Mirelle Finckler, explanou sobre os problemas e desafios da ética odontológica nas redes sociais, assunto que vem se tornando cada vez mais atual e motivo de preocupação e atenção crescente para os Conselhos.

O integrante da Comissão de Educação do CRO-SC, Fabiano Rodrigues Palma, trouxe um projeto para elaboração de cartilha de estágios para estudantes de odontologia, encaminhamento já acordado na reunião de fevereiro, e que agora terá prosseguimento no CRO-SC. Ele também substituiu o presidente da Comissão de Ensino do CRO-SC, Luiz Eugenio Rossa Beltrami, na apresentação do projeto para elaboração de cartilha de recomendações para ética estudantil em odontologia, o que também já havia sido definido na primeira reunião no início do ano.

Todos os coordenadores dos cursos de odontologia em Santa Catarina foram convidados e estavam presentes representantes da Unoesc Joaçaba, Univali, Uniplac, Unisul Florianópolis, Unisul Tubarão, Furb, Unifacvest, Unoesc São Miguel do Oeste, Uniavan, Unisociesc e Ufsc. Participaram da reunião também os conselheiros do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior, Rafael Lacerda Zandoná, Ana Maria Zottis Hümmelgen, e Luciane Carmen Villela e Nelson Roberto Westrupp.

A presidente Sandra Silvestre encerrou o encontro destacando a importância do papel das faculdades de odontologia e o compromisso do CRO-SC em ampliar cada vez mais a aproximação entre todos neste grande desafio que é construir uma matriz curricular onde o tema ética esteja presente em todos os componentes curriculares do curso. “Vamos continuar trabalhando juntos por uma odontologia cada vez melhor para a população”, convidou.