Notícias CROSC

CRO-SC adota medidas contra o exercício ilegal praticado por estudantes de odontologia

O CRO-SC está encaminhando ao Ministério Público, Vigilância Sanitária do Estado e à Polícia Civil denúncias de exercício ilegal da profissão por estudantes de odontologia. Também determinou à equipe de fiscalização do Conselho a apuração completa de todas as denúncias, a fim de que seja exemplarmente punida essa grave violação à lei. O procedimento para que os responsáveis que acobertam o exercício ilegal sejam punidos tem sido implacável por parte do CRO-SC, devido ao grave risco à saúde da população.

De acordo com a presidente Sandra Silvestre, o Conselho tem recebido denúncias de que universitários estão atendendo em consultórios e clínicas, o que é uma prática proibida pela legislação, considerada exercício ilegal da profissão, crime previsto no Artigo 47, do Decreto Lei nº 3.688 de 3 de outubro de 1941. É uma grande preocupação do Conselho fiscalizar todas as práticas ilegais, dentre elas, a atuação dos acadêmicos de forma irregular nos consultórios e clínicas”, disse Sandra Silvestre.

Conforme a lei, a pessoa que exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício, pode receber pena de prisão ou multa.“Também a Resolução nº 63/2005, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), regula o Estágio de Estudante de Odontologia e estabelece como lícito o trabalho de estudante de Odontologia, salvo obedecida a legislação de ensino e, como estagiário, quando observados, integralmente, os dispositivos constantes na legislação”, destacou Sandra Silvestre.

A presidente ressalta que a resolução do CFO também estabelece que o exercício de atividades odontológicas por parte de estudantes de Odontologia, fora das atividades de estágios regulamentados, pode gerar em implicações éticas aos cirurgiões-dentistas que permitirem ou tolerarem tais situações dentro dos seus estabelecimentos.

Conforme o Artigo 30 da resolução, os estágios curriculares dos estudantes de Odontologia são atividades de competência, das instituições de ensino de graduação, que devem providenciar: a inserção do estágio curricular no programa didático-pedagógico, carga horária, duração e jornada do estágio curricular, que não poderá ser inferior a um semestre letivo, dar condições imprescindíveis para caracterização e definição dos campos de estágios curriculares, sistemática de organização, orientação, supervisão e avaliação de estágio curricular.

Segundo a presidente do CRO-SC, as atividades do estágio curricular poderão ser realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação direta de cirurgião-dentista professor da instituição de ensino em que esteja o aluno matriculado, atendidas as exigências da legislação. “É importante destacar que as unidades devem ter condições de proporcionar experiência prática na linha de formação”, disse Sandra Silvestre.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas