O CRO-SC apoiou e acompanhou na última sexta-feira (17/11) a a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal promovida pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville. O delegado Regional do Conselho, Oscar Ricardo Hromatka Filho, esteve presente durante o dia em que foram oferecidos exames bucais para diagnóstico precoce do câncer em 30 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do município e em uma tenda instalada junto ao estacionamento da Expoville.
Cerca de 32 cirurgiões-dentistas das UBSFs realizaram exames da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, além de profissionais do CRO, da ABO, da Univille e da equipe do Hospital Erasto Gaertner. No total, foram cerca de 70 dentistas mobilizados na ação, além de alunos da Odontologia da Univille que atuaram na organização. Os exames foram feitos por cirurgiões-dentistas.
Além do CRO-SC, a campanha teve a parceria da Universidade da Região de Joinville (Univille), Associação Brasileira de Odontologia (ABO Joinville) e do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, representado pelo cirurgião-dentista Laurindo Sassi, especialista em lesões de câncer bucal e que realizou os exames durante o dia.
O objetivo dos exames foi inspecionar os tecidos moles da boca, para averiguar a presença de lesões que podem ser tratadas no sistema público de saúde e todos os pacientes serão orientados quanto à necessidade de atendimento especializado e encaminhados para realização de biópsias e o devido tratamento pelo setor de estomatologia, conforme a necessidade encontrada pela equipe de saúde bucal.
As equipes procuraram identificar lesões bucais nas bochechas, lábios, língua, palato e assoalho da boca que não cicatrizam há mais de 15 dias. Lesões brancas, vermelhas, escurecidas ou endurecidas, além de caroços no pescoço, que também são indícios.
O público alvo foram pessoas que usam cigarros eletrônicos (vapers), cigarros, charutos, que ingerem frequentemente bebidas contendo álcool e trabalhadores expostos ao sol, o que favorece a formação de feridas nos lábios.