O conselheiro do CRO-SC, Nelson Westrupp, solicitou, em reunião da Comissao de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville dia 6 de março, que no plano de ação regional do governo estadual para zerar as filas nos hospitais, seja informada qual a estratégia para inserção da odontologia hospitalar nos hospitais da região.
Nelson Westrupp reiterou que as infecções causadas por bactérias bucais aumentam o tempo e o risco de infecções e reinfecções pós-cirúrgicas, o que reforça a importância da presença de cirurgiões-dentistas nas UTIs de hospitais públicos e privados.
A Gerente Regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcantara, reiterou o quanto é importante a odontologia no processo de segurança do paciente e que é um sonho antigo colocar assistência odontológica dentro das unidades de terapia intensiva dos hospitais da região. Também o vereador e médico Cassiano Ucker reforçou que esse é um ponto que deve ser aprofundado, o que deverá acontecer na próxima reunião de 12 de abril.
A Gerente Regional de Saúde de Joinville, Graziela Vieira de Alcantara, reiterou o quando é importante a odontologia no processo de segurança do paciente e que é um sonho antigo colocar assistência odontológica dentro das unidades de terapia intensiva dos hospitais da região. Também o vereador e médico Cassiano Ucker reforçou que esse é um ponto que deve ser aprofundado, o que deverá acontecer na próxima reunião, ainda no mês de março.
Durante a reunião foi feita explanação por meio de levantamento realizado pelo serviço estadual e municipal, sobre a atual situação dos números de cirurgias eletivas e encaminhamentos que estão reprimidos, e que serão feitos pelo estado e municípios. Após o levantamento estar concluído, serão feitas as ações, segundo a gerente regional.
O conselheiro do CRO-SC assumiu em 6 de fevereiro, juntamente com o colega CD Ricardo Paredes Rodrigues, a vaga destinada a profissionais da saúde no Conselho Municipal de Saúde de Joinville, que há algum tempo não era ocupada por um representante da classe no município.