CRO-SC interdita consultório em Jaraguá do Sul por exercício ilegal da profissão de cirurgião-dentista

A equipe de fiscalização do CRO-SC interditou hoje (27) uma clínica em Jaraguá do Sul, aonde estavam sendo realizados atendimentos odontológicos por uma estudante de odontologia. A ação teve o apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar do município. Agora, CRO-SC notificará oficialmente o Ministério Público, e responderão a processo-crime na justiça tanto a estudante de odontologia quanto o cirurgião-dentista envolvido no acobertamento do exercício ilegal, sendo que este último também sofrerá processo ético-disciplinar junto ao Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina.

O flagrante feito pelos fiscais do CRO-SC somente foi possível devido à denúncia encaminhada ao Conselho. “É inadmissível que a população corra riscos tão graves à sua saúde, por isso é tão importante que tais situações sejam informadas ao CRO, para que seja possível uma ação rápida”, comentou a presidente Sandra Silvestre.

Segundo a presidente, cada ilegalidade sustada pelo CRO-SC significa a vitória dos profissionais éticos. “Sempre que atuarmos neste sentido, estaremos honrando milhares de profissionais sérios, que dignificam sua profissão e respeitam seus pacientes e a sociedade”, acrescentou a presidente.

A equipe de fiscalização do Conselho vem intensificando cada vez mais as visitas a fim de apurar todas as denúncias recebidas e viabilizar a punição das infrações ao Código de Ética Odontológica. O procedimento para que os responsáveis que acobertam o exercício ilegal sejam punidos tem sido incansável por parte do CRO-SC.

É importante lembrar que, por determinação legal, os procedimentos éticos tramitam sob sigilo, tendo conhecimento deles somente as partes envolvidas.