Notícias CROSC

CRO-SC lamenta o falecimento de Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora da Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão

Faleceu neste domingo (15), aos 89 anos, Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos), Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Conhecida por todos como Vovó Gertrudes, ela começou o serviço voluntário ainda no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos, no Centro de Florianópolis, com um grupo de amigas. Fundou a Avos em 1975 e transformou a associação em umas das principais instituições do país no atendimento à criança enferma.

Segundo o cirurgião-dentista Levy Hermes Rau, recentemente nomeado diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão, era sonho dela, que foi realizado pelos inúmeros CDs que trabalharam em prol do Hospital Infantil, que quando a criança que tivesse situações odontológicas como a clássica dor de dentes, fosse atendida dentro do hospital e não ficasse sofrendo dentro das unidades. “Em nenhum momento ela se furtou da obrigação de nos apoiar financeiramente, inclusive com estruturas que pedimos, e muitas vezes, com recursos próprios, comprou itens necessários para o tratamento de crianças. Nós da odontologia devemos não só honrá-la, mas sermos gratos com a atitude dela desde o princípio”, enfatizou Levy Rau, ao destacar, ainda, que a capa do primeiro jornal, financiado por ela 20 anos atrás, registrava na capa o início do serviço de odontologia no Hospital Infantil.

A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, lamentou o falecimento, destacando que o trabalho de Maria Gertrudes incluiu importante presença junto à odontologia. “Essa proximidade foi significativa quando o Conselho promoveu no ano passado a Operação Criança Feliz, que arrecadou junto aos colegas materiais pedagógicos para doação ao hospital”.

Dona Maria Gertrudes deixa quatro netos, seis bisnetos e muitos filhos de coração, que são os pacientes atendidos pelo voluntariado ao longo destes 47 anos de Avos e funcionários da instituição.

O velório começou às 13h deste domingo, dia 15, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, com sepultamento às 16h.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas