CRO-SC Presente: Ascop planeja atividades com representantes dos conselhos

O CRO-SC participou na última semana da reunião da Ascop – Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SC). Representou o CRO-SC, a conselheira e membro da Comissão de Tomada de Contas Adriana Wolff de Carvalho.

Na reunião, foi aprovado o plano de ação e metas para 2024 e deliberadas possíveis ações da ASCOP frente ao panorama climático de Santa Catarina, como a criação de uma comissão de riscos e desastres, inclusive como atividade preventiva. Também foi debatida campanha para adimplência profissional, enfatizando a importância dos Conselhos e, ainda, lembrado o evento de comemoração aos 25 anos da Ascop no dia 9 de novembro.

São atribuições institucionais da Ascop-SC debater as questões comuns, de cunho jurídico, administrativo, político, etc., atinentes aos conselhos profissionais associados, exercendo eventual defesa dos direitos e interesses coletivos destes nas esferas judiciais e administrativas.

Além de buscar o debate entre os conselhos profissionais de Santa Catarina, visando a valorização das profissões regulamentadas, a Ascop desempenha, ao lado dos conselhos, um papel fundamental na fiscalização das profissões a partir do entendimento de que apenas estes são capazes de proteger a sociedade de profissionais não qualificados.