CRO-SC zera a pauta de julgamentos éticos

O CRO-SC deu mais um passo, na última sexta-feira (1º) para encerrar o ano com a pauta zerada até 31 de outubro relativa a de processos éticos instaurados no Conselho, a fim de chegar a 2024 com todos os julgamentos realizados. Para isso, em mais uma sessão em três semanas, reuniram-se os conselheiros Sandra Regina Pereira Silvestre (presidente), Wilson Andriani Júnior (diretor secretário), Ana Paula Denoni Freitas (diretora financeira), Adriana Wolff de Carvalho, Ana Maria Zottis Hümmelgen, Nelson Westrupp e Rafael Lacerda Zandoná (presidente da Comissão de Ética), além da procuradora Geral do Conselho, Dulcianne Beckhauser.

Na oportunidade, foram apreciados mais sete processos, sendo que nas duas sextas-feiras anteriores, incluindo sessão extraordinária, foram julgados 29 processos ético disciplinares. “Quando chegamos ao Conselho, em 2019, encontramos cerca de 400 processos represados, o que é muito injusto para com os colegas que atuam corretamente”, comentou a presidente Sandra Silvestre, ao relembrar o trabalho intenso realizado a partir de então para que todos fossem apreciados e julgados. “Muitos reclamam das ilegalidades que veem, sem saber que todas são apuradas e os responsáveis punidos, uma vez que todos os processos tramitam em sigilo de justiça, conforme prevê a lei, tendo conhecimento deles somente as partes envolvidas”, afirmou a presidente.

Infrações éticas devem ser informadas ao Setor de Fiscalização do CRO-SC: fiscalizacao@crosc.org.br 48 3222-4185 (número que também atende como WhatsApp). Se possível, enviar comprovação (foto ou print da imagem que considere irregular). As denúncias são analisadas pelos setores Jurídico e Fiscalização. Por determinação legal, os procedimentos éticos tramitam sob sigilo.