Notícias CROSC

Determinada retificação em edital de concurso que prejudicava cirurgiões-dentistas

Pela segunda vez na última semana, o CRO-SC obteve uma decisão favorável e o município de Pedras Grandes deverá retificar o edital de Concurso Público Municipal nº 001/2022 e adequar a remuneração para o cargo de cirurgião-dentista, observando o piso salarial previsto na Lei nº 3.999/61. A decisão é da 1ª Vara Federal de Tubarão que atendeu ao CRO-SC e deferiu pedido de tutela de urgência em ação civil pública, determinando que o município respeite a jornada de trabalho e a remuneração, sem prejuízo do prosseguimento do concurso.

Na decisão, a juiza federal Ana Lidia Silva Mello Monteiro destacou que há urgência na medida, considerando que todos os candidatos aprovados se sujeitam às previsões do edital e podem vir a ser prejudicados, caso sejam nomeados e tomem posse.

Já são 29 as ações do CRO-SC contra municípios catarinense, propostas apenas nos últimos meses, quando foi necessário recorrer à justiça contra contra municípios catarinenses. Em todos os casos, os concursos para contração de cirurgiões-dentistas não observavam o piso salarial e a jornada de trabalho previstos na Lei nº 3.999/61.

Já tiveram liminar recentemente deferida a favor do CRO-SC, obrigando que os editais sejam retificados, os seguintes municípios: Bom Retiro, Camboriú, Canelinha, Luiz Alves, Palmitos, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São Domingos, São João do Sul, São Ludgero, Tubarão e Turvo.

As ações estão sendo ajuizadas pela Procuradoria Jurídica do CRO-SC, e a presidente Sandra Silvestre enfatiza a importância dos cirurgiões-dentistas informarem ao Conselho sobre as irregularidades nos concursos em seus municípios para que possam ser adotadas as devidas medidas judiciais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

plugins premium WordPress