Data também faz homenagem a Zumbi dos Palmares, ícone de resistência para a população negra, e reforça as mensagens de combate ao racismo e de promoção da inclusão e igualdade racial
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado em todo país em 20 de novembro, em uma referência à data de morte de Zumbi dos Palmares, uma das figuras mais significativas no movimento de resistência contra a escravidão no Brasil colonial. A data foi instituída oficialmente em 2011, por meio da Lei Federal nº 12.519, instituída também com o objetivo de reforçar a mensagem de combate ao racismo e de promoção da inclusão e igualdade racial no país.
Embora já fosse celebrada em diversos estados e municípios brasileiros, a data só foi reconhecida como feriado nacional em 2023, com a primeira comemoração em âmbito nacional ocorrendo em 2024. Nesta data, iniciativas em todo país destacam a relevância da cultura e história afro-brasileira.
Com eventos educativos, ações culturais e iniciativas de valorização da memória histórica, o 20 de novembro segue como um marco dedicado ao entendimento do passado da história brasileira e seus reflexos na formação da sociedade no presente.
Zumbi dos Palmares
Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi nasceu livre, mas foi capturado ainda criança e escravizado por colonizadores. Ao retornar ao quilombo na vida adulta, assumiu papel central na defesa da comunidade, que se tornou símbolo de organização social, busca por autonomia e luta contra a escravidão.
O Dia Nacional da Consciência Negra é um dos legados de Zumbi dos Palmares para o povo brasileiro, uma data voltada à reflexão sobre a importância de reconhecimento aos episódios, personagens e heranças culturais negras na história brasileira, desde o período colonial até os dias atuais.
*Com informações do CFO.





