Notícias CROSC

Dia do TSB e ASB: fazendo a diferença no cotidiano do Cirurgião-Dentista

Neste sábado, 24 de dezembro, é comemorado o Dia do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). O Sistema Conselhos de Odontologia não poderia deixar de parabenizá-los e deixar aqui o reconhecimento pelas áreas responsáveis por instrumentalizar o trabalho do Cirurgião-Dentista, além de contribuir para uma melhor produtividade e para a biossegurança do consultório odontológico.

A data comemorativa faz alusão ao dia da regulamentação dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal, que aconteceu em 24 de dezembro de 2008, especificando as atribuições de ambas as categorias odontológicas. A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre ressaltou a importância das duas categorias odontológicas. “

“São profissionais fundamentais para nós, Cirurgiões-Dentistas, que nos permitem trabalhar com mais segurança e excelência no dia a dia para levar saúde bucal de qualidade aos pacientes, tanto no serviço público quanto no privado”, destacou.

Atribuições dos ASBs e TSBs:

O ASB é o ‘instrumentador’ do Cirurgião-Dentista, sendo responsável por diversas atividades do dia-a-dia que facilitam a rotina do Cirurgião-Dentista como a recepção dos pacientes, organização da papelada, montagem das mesas odontológicas, entre outros. Também é responsável pelos procedimentos de biossegurança, como a esterilização dos equipamentos e material odontológico, zelando pela segurança do consultório, dos profissionais que atuam e dos pacientes que frequentam o local.

Já o TSB participa de procedimentos menos complexos na cavidade oral durante o atendimento ao paciente, sempre com a presença de um Cirurgião-Dentista. A remoção de pontos, tomadas radiográficas, profilaxia e a raspagem subgengival são alguns exemplos de procedimentos permitidos aos Técnicos em Saúde Bucal. Assim como os ASBs, também é responsável pela biossegurança no consultório odontológico.

Importante lembrar que ambos os profissionais não são autônomos, sempre precisam estar sob a supervisão de um Cirurgião-Dentista. Em comum, tanto ASBs quanto TSBs realizam a promoção da saúde bucal, ensinando e orientando pacientes na escovação e melhoria da higiene bucal. Também é importante mencionar a importância desses profissionais não apenas nas clínicas particulares, mas também no serviço público, uma vez que o Cirurgião-Dentista pode sempre exigir a presença de um ASB/TSB em seu local de trabalho.

ASBs e TSBs por amor e dedicação:

Há 32 anos como Técnica em Saúde Bucal (TSB), Socorro Moraes, 52 anos, é exemplo de paixão pela profissão escolhida. A paraense, que começou na área aos 19 anos de idade, lembra como foi seu início na área. “Na minha época, éramos treinados no dia a dia por um Cirurgião-Dentista que, depois de dois anos, emitia uma declaração e, em seguida, era preciso ir ao CRO para nos registrarmos. Era assim que funcionava”, conta Socorro, que recorda que as siglas para os profissionais ainda era ‘ACD’ (Auxiliar de Consultório Dentário) e ‘THD’ (Técnico de Higiene Dental) antes da regulamentação. Mesmo com as mudanças, nunca deixou de se atualizar, consolidou-se na carreira, tornando-se inclusive Presidente da Comissão de ASB/TSB do CRO-PA. “Acredito que todo meu trabalho foi uma construção, feita com muita determinação e amor pelos pacientes, especialmente de comunidades carentes”. Desde 2007 exercendo a função de TSB, a pernambucana Micheline Lobo, de 42 anos, endossa o discurso da colega, ressaltando a importância dos Técnicos. “Nosso trabalho começa antes, durante e depois do atendimento odontológico. É o trato e carinho com o paciente não só na forma do relacionamento interpessoal, mas também com os cuidados de biossegurança do consultório”.

Do lado das ASBs, Cinara Regina Ribeiro, 47 anos, conta que iniciou como recepcionista em uma clínica odontológica e a curiosidade pelo trabalho de ASB levou a ir além do que já fazia. “Comecei depois que minha colega engravidou e precisou se afastar. Ela me ensinou tudo o que pode, foi um período desafiador, mas tanto ela quanto a Cirurgiã-Dentista responsável pelo consultório me apoiaram bastante”. Foi assim, com este incentivo, que foi orientada a fazer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). Após se formar, trabalhou em outros dois consultórios de Odontologia e, no fim de 2011, foi aprovada em processo seletivo para atuar na rede pública. “Me apaixonei e minha visão do entendimento odontológico também foi desafiado a mudar, pois percebi o quanto a saúde bucal impactava na vida das pessoas. No SUS, encontro pessoas diversas, de classes sociais vulneráveis, hábitos e culturas diferentes. Ser ASB, para mim, é cuidar do próximo, é motivar as pessoas para que se cuidem e busquem um sorriso com autoestima e satisfação”, concluiu.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas