CRO-SC reafirma seu compromisso em construir, junto aos profissionais de odontologia catarinenses, um futuro mais acessível e inclusivo.
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), em sintonia com o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os demais regionais, celebra a diversidade e reforça a importância de promover a inclusão em todas as áreas do conhecimento. No âmbito da saúde bucal, um direito de todos, trabalhamos para que os profissionais da odontologia estejam cada vez mais preparados para atender pacientes com deficiências, oferecendo cuidados especializados, humanizados e acessíveis.
A atuação do CRO-SC reflete o compromisso regional com a capacitação de cirurgiões-dentistas e equipes de saúde para superar desafios relacionados à comunicação, mobilidade e tratamentos específicos que possam impactar o atendimento a pessoas com deficiências. O Conselho incentiva a inclusão nos ambientes odontológicos e o uso de recursos que promovam acessibilidade e segurança no atendimento.
“A odontologia catarinense tem dado passos importantes na promoção de um atendimento acessível e humanizado. Nosso papel, enquanto Conselho, é garantir que os profissionais estejam preparados para acolher e cuidar de todos, com empatia, acolhimento e, principalmente, respeito.”, destaca o presidente do CRO-SC, Dr. Wilson Andriani Júnior.
A especialidade de Odontologia para Pacientes Especiais desempenha um papel essencial, permitindo que pacientes com deficiências físicas, intelectuais, sensoriais, sistêmicas ou múltiplas recebam tratamentos eficazes e individualizados. Em Santa Catarina, muitos profissionais atuam com excelência, prestatividade e empatia, promovendo a inclusão e o cuidado humanizado que valorizam as necessidades únicas de cada paciente. Afinal, os cirurgiões-dentistas e as equipes de saúde bucal têm a oportunidade e a responsabilidade de adaptar suas práticas para acolher todos os pacientes de forma digna e respeitosa. Medidas como a adaptação do ambiente, o uso de comunicação alternativa e a compreensão das limitações de cada paciente são passos fundamentais para a construção de uma odontologia verdadeiramente inclusiva e resolutiva.
Neste dia, o CRO-SC reafirma seu compromisso em construir, junto aos profissionais de odontologia catarinenses, um futuro mais acessível e inclusivo. Nosso objetivo é assegurar que a dignidade, o respeito e o cuidado sejam valores presentes em cada atendimento, garantindo que todos, independentemente de suas limitações, tenham acesso pleno à saúde bucal de qualidade.