Notícias CROSC

Dia Internacional da Síndrome de Down: CFO lança cartilha para expandir olhar inclusivo na Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) lança a cartilha “Síndrome de Down: acolhimento às diversidades em ambiente odontológico”. O objetivo é expandir o olhar inclusivo do Cirurgião-Dentista no cuidado com a saúde bucal de pacientes com Síndrome de Down, para além dos especialistas em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais.

cartilha marca este 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down. Para os Conselhos de Odontologia, o vínculo afetivo-humanizado entre Cirurgião-Dentista, paciente e seus responsáveis-cuidadores precede e subsidia as diversidades e diferenças dessa parcela da população para o tratamento odontológico.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a conscientização da categoria precisa estar ancorada na avaliação do efeito psicossocial da Síndrome de Down e na importância das técnicas para direcionar os cuidados à condição sistêmica de cada paciente. Esses critérios, segundo ele, conduzem o trabalho integrado da equipe odontológica e também da equipe multidisciplinar, envolvendo outros profissionais da área da saúde.

“Na prática, enfrentar os desafios para a promoção da saúde bucal em pacientes com essa condição é um ato de amor à vida. Por isso, o acompanhamento com o Cirurgião-Dentista desde a primeira infância e no transcorrer da vida é fundamental para a manutenção da saúde bucal do indivíduo com Síndrome de Down”, completa Juliano do Vale.

CLIQUE AQUI e acesse a cartilha.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin