Ações preventivas e visitas periódicas ao cirurgião-dentista são essenciais para manter a saúde bucal e o bem-estar geral da população.
Nesta quarta-feira, 20 de março, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data, criada pela Federação Internacional Dentária (FDI), reforça a importância da prevenção e do acesso às orientações adequadas para garantir a saúde da boca e a qualidade de vida da população.
O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) destaca que as ações preventivas na Odontologia envolvem medidas que vão desde a orientação sobre higienização oral na primeira infância, passando pelo uso adequado do flúor nas águas de abastecimento e cremes dentais, até as visitas regulares ao cirurgião-dentista. Durante essas consultas, além da limpeza para eliminação de tártaros e biofilme bacteriano, o profissional pode identificar precocemente problemas bucais, como cáries e infecções, prevenindo complicações mais graves.
A prevenção também tem um impacto significativo na saúde geral, contribuindo para o bem-estar de pacientes imunossuprimidos ou com doenças crônicas, como a diabetes. A preservação do sorriso também garante melhores condições de fala, mastigação, digestão e respiração, além de mais autoestima.
Cuidados diários para manter a saúde bucal
Além das visitas regulares ao cirurgião-dentista, é essencial manter hábitos adequados de higiene oral e estar atento aos sinais de alterações na cavidade bucal.
Para manter uma boca mais saudável, recomenda-se:
- Visitas periódicas ao cirurgião-dentista;
- Bons hábitos de higiene oral;
- Uso adequado de flúor, conforme faixa etária;
- Combate ao fumo;
- Redução na ingestão de bebidas alcoólicas;
- Dieta balanceada e livre de açúcar;
- Estilo de vida saudável, com controle do estresse;
- Uso de protetor solar labial.
Esses cuidados simples fazem parte do cotidiano e ajudam a garantir mais saúde e qualidade de vida. Pratique!