Especialistas em Odontologia do Trabalho promovem ações de prevenção em saúde bucal e contribuem para o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores.
Nesta segunda-feira, 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, uma data que reforça a importância da promoção de ambientes laborais saudáveis e seguros. Neste contexto, o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) destaca a relevância da Odontologia do Trabalho, especialidade fundamental para o cuidado preventivo da saúde bucal dos trabalhadores e para o fortalecimento da qualidade de vida no ambiente profissional.
Criada no Brasil há mais de 20 anos, por meio da atuação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Odontologia do Trabalho representa um avanço significativo na área da saúde ocupacional. Em Santa Catarina, o CRO-SC atua ativamente no estímulo à qualificação dos cirurgiões-dentistas, na divulgação da importância da especialidade e na orientação sobre práticas preventivas no ambiente corporativo.
Conforme a Resolução CFO nº 63/2005, atualizada em 2012, a Odontologia do Trabalho tem como objetivo a compatibilização entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal dos trabalhadores. A criação da especialidade foi formalizada pela Resolução CFO nº 22/2001, posteriormente alterada pela Resolução CFO nº 116/2012.
O vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, explica que o cirurgião-dentista especialista em Odontologia do Trabalho deve observar tanto o impacto do ambiente laboral na saúde bucal quanto os reflexos de problemas odontológicos, como dores e infecções, no desempenho e bem-estar dos trabalhadores.
O Ministério da Saúde reconhece como doenças odontológicas relacionadas ao trabalho, entre outras, a erosão dentária (CID-K03.20), a gengivite crônica (CID-K05.1) e a estomatite ulcerativa crônica (CID-K12.1). A atuação do especialista é focada em ações preventivas e educativas, não sendo responsável pelo atendimento clínico direto.
“Diversos estudos apontam que a dor de dente e outras condições bucais estão entre as principais causas de absenteísmo nas empresas. Por isso, a presença de especialistas em Odontologia do Trabalho é estratégica, contribuindo para diagnósticos precoces e corretos encaminhamentos para o tratamento odontológico”, destaca Nazareno Ávila.
Além de diagnosticar fatores de risco, o especialista assessora gestores em práticas de segurança e saúde no trabalho, realiza levantamentos sobre as condições de saúde bucal dos colaboradores e lidera campanhas educativas nas empresas.
Entre as principais áreas de competência do especialista em Odontologia do Trabalho estão:
- Identificação e avaliação de fatores de risco à saúde bucal no ambiente de trabalho;
- Assessoramento técnico em saúde, segurança, ergonomia e higiene ocupacional;
- Planejamento e implantação de campanhas permanentes de educação em saúde e prevenção de acidentes;
- Organização de estatísticas de morbidade e mortalidade com causas bucais relacionadas ao trabalho;
- Realização de exames odontológicos para fins trabalhistas;
- Análise socioepidemiológica dos problemas de saúde bucal dos trabalhadores.
Avanços e desafios
A criação da especialidade consolidou uma importante conquista para a promoção da saúde nos ambientes laborais. No entanto, para que a Odontologia do Trabalho se fortaleça ainda mais, é necessária a implementação de mecanismos legais que estimulem e garantam sua adoção obrigatória pelas empresas.
Atualmente, o Brasil conta com 1.127 especialistas em Odontologia do Trabalho, número que pode crescer com a ampliação do reconhecimento da importância do cirurgião-dentista dentro das políticas de saúde ocupacional.
“O investimento em saúde bucal no ambiente corporativo gera benefícios diretos como a redução do absenteísmo e o aumento da produtividade e da satisfação dos trabalhadores”, enfatiza Nazareno Ávila.
O CRO-SC reitera seu compromisso em fomentar a valorização da Odontologia do Trabalho em Santa Catarina, reconhecendo o impacto positivo da saúde bucal preventiva na rotina das empresas e na vida dos trabalhadores catarinenses.
Sobre o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho homenageia as vítimas de acidentes laborais, como a tragédia ocorrida na Virgínia (EUA) que resultou na morte de 78 trabalhadores. No Brasil, a data foi oficializada pela Lei nº 11.121/2005, simbolizando a necessidade permanente de aprimorar as condições de trabalho e de promover a saúde e a segurança dos trabalhadores em todas as áreas.
*Com informações do CFO.