Evento comemora o Dia do Cirurgião-Dentista e apresenta informações sobre a saúde bucal em SC

A presidente Sandra Silvestre representou o CRO-SC ontem (25) no evento em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista “Saúde Bucal e suas interfaces”, promovido pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde, do governo estadual. O encontro, presencial no auditório da Assembleia Legislativa, apresentou informações relevantes sobre a saúde bucal em Santa Catarina.

O evento contou com o apoio do CRO-SC, em prosseguimento aos eventos programados em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista no estado, sempre com o objetivo de promover a valorização profissional. Sandra Silvestre, em sua fala, enalteceu o trabalho do grupo organizador do encontro e enfatizou o apoio do Conselho em todas as iniciativas em prol da saúde bucal no estado. A presidente ressaltou a atuação do CRO-SC pela ética na odontologia e o trabalho da Comissão e das Câmaras de Ética.

“O Conselho está lutando todos os dias e até o final do ano, a pauta de processos éticos estará em dia, e tenham a certeza de que todas as denúncias recebidas são averiguadas e encaminhadas”, afirmou, ao mesmo tempo em que lembrou que todos os processos tramitam em segredo de justiça, conforme prevê a lei.

O presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRO-SC, Virgílio Galvão Pimentel, apresentou um panorama atual da Saúde Bucal no estado; a integrante da Comissão de Políticas Públicas do CRO-SC, Cleumara Kosmann, fez palestra sobre prótese bucomaxilo facial e o atendimento ao paciente com câncer de boca; Bruna Rech, membro da Comissão Hospitalar do CRO-SC, falou sobre o atendimento hospitalar em Santa Catarina; e Renata Goulart, membro da Comissão de Telessaúde do CRO-SC, falou sobre o Programa Vigiflúor, entre várias outras palestras, relatos e apresentações de dados. A programação foi apresentada pela coordenadora de Saúde Bucal do Estado, cirurgiã-dentista e membro da Comissão de Políticas Públicas do CRO-SC Cheila Furratti e pela cirurgiã-dentista na área técnica de Saude Bucal da DAPS, Isabela Karsten Marques, organizadoras do encontro.

Apoiaram também o evento o Ministério da Saúde, representado pelo superintendente estadual Rogério Mendes Ribeiro e pela apoiadora de Saúde Bucal, Laura Souza, e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), representado pelo presidente Daison Trevisol. Integraram também a mesa a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Jane Cardoso, e a coordenadora de Saude Bucal de Florianópolis, Valeska Pivatto.

A Lei 12.062, de 18 de dezembro de 2001, institui a Semana de Saúde Bucal no Estado de Santa Catarina, que deve ser desenvolvida anualmente no mês de outubro, coincidindo com o dia 25 – Dia Nacional do Cirurgião Dentista. O evento teve como objetivo chamar a atenção da sociedade catarinense com relação à saúde bucal da população e valorizar o trabalho dos profissionais que participam deste trabalho. Além do encontro presencial de ontem, foram organizados três webseminários com experiências exitosas de municípios catarinenses, sendo que o último acontece dia 27/10.