Notícias CROSC

Evento da Rede de Atenção à Saúde Bucal reúne mais de 400 participantes em Blumenau

Encontro promovido pela RASB debateu avanços, desafios e perspectivas para a Odontologia Pública da região do Médio Vale do Itajaí

A cidade de Blumenau recebeu, no dia 21 de outubro, um significativo encontro regional sobre saúde bucal. Promovido pela Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB) do Médio Vale do Itajaí e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), o evento reuniu cerca de 400 participantes na Escola Técnica do SUS para um dia inteiro de palestras, debates e trocas de experiências entre gestores, profissionais, representantes de conselhos de classe e instituições governamentais.

A programação foi cuidadosamente organizada em dois momentos distintos, em diferentes turmas, com painéis técnicos e mesas de debate que abordaram desde a construção das políticas públicas até os desafios éticos e administrativos enfrentados no cotidiano da Odontologia pública. O evento contou com a participação das coordenações de saúde dos 14 municípios que compõem a rede regional.

A coordenadora de Saúde Bucal do município de Gaspar e membro da comissão organizadora do evento, Dra. Luciana Gobbi, destacou a relevância do encontro para a valorização das práticas locais e para o fortalecimento das conexões entre as esferas municipal, estadual e nacional. “Os debates trouxeram à tona a realidade da nossa região e, com a presença do Conselho Regional de Odontologia, conseguimos ampliar o olhar para questões estruturantes da profissão, como o piso salarial e os limites éticos do exercício profissional”, afirmou.

Segundo a organização, os participantes também contribuíram com suas impressões por meio de um formulário de avaliação elaborado para a coleta de sugestões e percepções. “O feedback tem sido extremamente positivo”, complementou Dra. Luciana.

Entre os palestrantes, estiveram presentes:

. Gustavo Vinícius Ribeiro, Assessor Técnico da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, que apresentou os principais modelos de financiamento e linhas de ação do governo federal;

. Fernanda Beretta, da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, que compartilhou indicadores atualizados e um panorama estratégico da região;

. Márcia Bittencourt, Técnica Administrativa em Saúde Bucal da Coordenação Estadual, que trouxe contribuições técnicas sobre os fluxos e desafios da gestão pública.

CRO-SC presente e atuante

Representando o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), o presidente da instituição, Dr. Wilson Andriani Júnior, realizou a abertura do evento. Em sua fala, destacou que o Conselho está conectado às discussões nacionais e atua de forma ativa na valorização da profissão, especialmente no serviço público. “A valorização profissional é inegociável. Nosso compromisso é promover políticas que fortaleçam o exercício ético, qualificado e humano da Odontologia, aproximando o Conselho dos profissionais e da sociedade”, declarou.

Dr. Wilson também abordou temas como o piso salarial, a fiscalização ética e educativa, e o combate ao exercício ilegal da profissão. Enfatizou ainda a importância de integrar os diversos profissionais que compõem o sistema de atenção à saúde bucal, como Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal, além dos Técnicos e Auxiliares de Prótese Dentária. “São essas categorias que fazem a Odontologia acontecer todos os dias em Santa Catarina”, completou.

O presidente também anunciou a realização do 1º Congresso Científico Catarinense de Odontologia, que ocorrerá no dia 24 de outubro, com a participação confirmada de mais de 80% dos cursos de Odontologia do estado.

Encerrando a participação do Conselho, o presidente da Comissão de Ética do CRO-SC, Dr. Rafael Zandoná, apresentou um panorama sobre a atuação da fiscalização, destacando os desafios cotidianos enfrentados pelo Conselho e alguns dos casos que evidenciam o zelo e a responsabilidade no exercício da função pública odontológica.

“O nosso foco é proteger a população, garantindo que os profissionais atuem dentro dos limites éticos da profissão e conforme as normas estabelecidas. Isso fortalece a confiança social na Odontologia”, afirmou Dr. Rafael.

Pesquisa de qualidade

Os participantes da edição poderão contribuir para a melhoria e a promoção dos próximos debates por meio do formulário abaixo. Nele, há espaço para apresentar sugestões e temas a serem abordados nos próximos encontros.

Acesse:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScBxHblPlt1DZvCPAnUVFkrmmNeWT2jPmVhA20ixzlVM5VA-g/viewform?usp=publish-editor


Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

plugins premium WordPress