Exame Nacional de Proficiência para a Odontologia

O cirurgião-dentista Fabiano Rodrigues Palma, coordenador do Curso de Odontologia da Univali, teve seu nome indicado pelo presidente do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior, para representar Santa Catarina como embaixador do Exame Nacional de Proficiência, participando das reuniões, discutindo questões e divulgando o exame no estado.

O pedido de indicação foi do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que realizará o Exame Nacional de Proficiência, cuja finalidade é avaliar as competências e habilidades adquiridas pelo profissional recém-inscrito para o exercício da odontologia e lançando um olhar mais atento à formação dos profissionais.

“Foi com muito orgulho e satisfação que aceitei o convite do presidente Wilson Andriani Júnior, e acredito firmemente que será um importante avanço da classe no sentido de dar mais segurança à sociedade de que, no futuro, somente os profissionais mais bem formados e qualificados estarão exercendo a profissão”, comentou Fabiano Palma, que também é integrante da Comissão de Educação do CRO-SC.

O Exame Nacional de Proficiência, que foi lançado oficialmente na última semana, em Gramado (RS), durante a Assembleia conjunta do CFO com os Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia, passou pelo aprimoramento do projeto piloto de 2022 do CRO Paraná. Entre as premissas do exame está a divulgação estratificada dos resultados, a inscrição individual e facultativa dos participantes, o custo zero aos participantes e o compromisso com a privacidade. Além disso, os participantes poderão receber titulação de mérito odontológico e certificado.