Notícias CROSC

Julho Laranja: campanha promove a Ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal

Criada para informar e sensibilizar a população sobre os cuidados ortodônticos precoces, a Campanha Julho Laranja tem como foco principal alertar que toda criança a partir dos 5 anos deve ser avaliada por um ortodontista.


Assim como em outras áreas da saúde, na odontologia também é possível evitar muitos problemas na fase adulta se a criança iniciar cedo um acompanhamento com o dentista, pois intervenções precoces apresentam mais simplicidade, maior benefício e menor custo biológico.

Muitas complicações ortodônticas podem ser evitadas se identificadas e tratadas desde cedo, pois impactam diretamente na qualidade de vida da criança, em questões como comunicação, autoestima e até nutrição.

Metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a promoção de saúde mental incluem a recomendação de que sejam prioritárias estratégias preventivas primárias, incluindo a redução dos fatores de risco relacionados a problemas de saúde mental.

Instrumentos usados pela OMS para mensuração da qualidade de vida atestam que o tratamento ortodôntico melhora os índices de bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes.

O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas