Notícias CROSC

Odontologia reconhecida como atividade essencial é celebrada em solenidade especial em Florianópolis

Evento marca conquista histórica para a saúde bucal em Santa Catarina, com homenagem ao deputado Rodrigo Minotto e reconhecimento à importância do cuidado contínuo à população.

Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC) realizou nesta terça-feira (29/4) a solenidade comemorativa à sanção do Projeto de Lei nº 0432/2024, que reconhece os serviços odontológicos como atividades essenciais no estado. O evento aconteceu na sede da Unicred Florianópolis, localizada na Rua Tenente Silveira, e reuniu autoridades, lideranças da odontologia e representantes acadêmicos.

A lei, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto, assegura que, em quaisquer circunstâncias — incluindo situações de emergência pública ou calamidade —, a prestação de serviços odontológicos permaneça como atividade essencial, garantindo o acesso contínuo da população à saúde bucal.

Abrindo a solenidade, a mestra de cerimônias Adriana Vasconcelos, assessora da Presidência do CRO-SC, destacou que o reconhecimento da odontologia como atividade essencial fortalece o direito constitucional à saúde e evita complicações decorrentes da falta de atendimento oportuno. “É o fortalecimento do direito à saúde garantido pela Constituição Federal”, afirmou.


Entre as autoridades presentes em posição de destaque estiveram o deputado Rodrigo Minotto, autor do Projeto de Lei nº 0432/2024; o Dr. Rafael Klee de Vasconcellos, vice-presidente da UNICRED Valor Capital, representando o presidente da Unicred Santa Catarina, Dr. Gilberto Crippa; o Dr. Lucas da Fonseca Roberti Garcia, chefe do Departamento de Odontologia da UFSC, que representou o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dr. Fabrício de Souza Neves; o Dr. Ricardo de Sousa Vieira, presidente da Academia Catarinense de Odontologia (ACO); a Dra. Joeci de Oliveira, que representou a presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), Dra. Daniela Lemos Carcereri; e o Sr. Dalton Giongo, secretário do Conselho Catarinense de Mediação e Arbitragem, cuja atuação teve papel fundamental no diálogo com o Parlamento para o avanço da proposta legislativa.


Durante o evento, o deputado Rodrigo Minotto compartilhou sua visão sobre a construção da proposta e o papel do Conselho na mobilização.É uma alegria poder receber uma homenagem do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina pela autoria do projeto de lei que determina os serviços essenciais da odontologia em Santa Catarina em qualquer circunstância. Por isso, a provocação da entidade para conosco foi de fundamental importância para o nosso conhecimento e a necessidade de que essa lei realmente viesse a acontecer. Então, esse é o nosso trabalho, esse é o nosso serviço: poder levar o bem às pessoas do nosso estado.”, concluiu.

A homenagem da noite foi dedicada especialmente ao deputado Rodrigo Minotto, em reconhecimento pelo protagonismo e empenho na defesa da odontologia catarinense. O presidente do CRO-SC, Dr. Wilson Andriani Júnior, entregou a placa comemorativa, destacando a importância do projeto para a população e para os profissionais da área.

Em seu pronunciamento, o presidente Wilson Andriani Júnior ressaltou que o reconhecimento legal da odontologia como atividade essencial é resultado de uma ampla mobilização institucional, que envolveu diálogo, articulação política e o fortalecimento das alianças com entidades de classe, instituições acadêmicas e o poder público. “Esta é uma noite histórica para a odontologia catarinense. Reconhecer a nossa atividade como essencial não é apenas garantir o funcionamento de consultórios durante momentos de crise. É, sobretudo, reconhecer o papel da saúde bucal como parte indissociável da saúde integral da população”, afirmou.

“Agradecemos ao deputado Rodrigo Minotto, cuja sensibilidade e comprometimento com a saúde pública se materializaram neste projeto de lei. Sua atuação reafirma a importância do Parlamento como guardião da democracia e promotor do bem coletivo. E agradecemos também ao governador Jorginho Mello, que compreendeu a relevância desta medida e a sancionou, fortalecendo o respeito à nossa profissão”, completou.


O presidente também fez questão de destacar a importância da união de esforços. “Nada disso seria possível sem a articulação de diversas mãos. Ao lado da ACO, da ABENO, da UFSC e da Unicred, construímos pontes e somamos propósitos. A odontologia avança quando caminhamos juntos, respeitando nossas diferenças, mas sempre buscando o bem comum.”

Ao concluir sua fala, o presidente compartilhou uma citação do filósofo político Michael Sandel, da Universidade de Harvard: “O propósito de uma profissão é mais do que a realização pessoal; é a construção do bem comum.” E concluiu: “Que essa conquista sirva de inspiração para que todos nós, profissionais da odontologia, sigamos comprometidos com a ética, a excelência e o cuidado verdadeiro com a saúde bucal dos catarinenses”.

Encerrada a solenidade, os presentes participaram de um coquetel de confraternização, celebrando em clima de gratidão uma das conquistas mais relevantes da odontologia nos últimos anos em Santa Catarina.

Abaixo, confira algumas imagens e assista ao vídeo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas