▪️O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou nesta terça-feira, 12 de novembro, em Brasília – DF, a entrega do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, com o objetivo de reconhecer as gestões municipais que se destacam pela promoção de serviços de saúde bucal de excelência e inclusivos. Além disso, o prêmio visa incentivar a gestão participativa e fortalecer as políticas públicas de saúde nos municípios.
▪️Nesta edição, regida pela Resolução CFO-264/2024, foram premiados os municípios que se destacaram, em 2023, pela implementação de políticas públicas eficazes de saúde bucal. Após uma pausa desde 2019, devido aos desafios impostos pela pandemia, a premiação retorna com o intuito de valorizar os avanços conquistados pelas gestões municipais em um cenário desafiador.
▪️Os municípios foram avaliados com base em critérios como investimentos em serviços odontológicos, qualidade das ações de promoção de saúde bucal, infraestrutura e valorização profissional. Os vencedores receberam como prêmio equipamentos odontológicos modernos e um certificado de reconhecimento pelo empenho em melhorar o atendimento à população.
Os municípios classificados em 1º lugar receberam, como premiação, cadeira odontológica, dois mochos, equipo para controle de seringas tríplice, micromotor e turbina, suctora, refletor odontológico, além de uma placa alusiva e o certificado de participação.
▪️O Presidente do CFO, Juliano do Vale, destacou a relevância e a satisfação de celebrar este momento especial. Para o Conselho Federal de Odontologia, é uma grande honra reconhecer e premiar os municípios que, com dedicação e esforços incansáveis, têm feito a diferença na vida da população. O CFO parabeniza não apenas os gestores, mas também todos os profissionais envolvidos nesse processo. Aproveitamos a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso contínuo com o fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal em todo o Brasil, sempre em busca de mais qualidade, inclusão e acesso à saúde para todos.
Premiados
Classificado em 1º lugar no grupo E – municípios com mais de 500.000 habitantes
– Salvador/BA
Classificado em 1º lugar no grupo D – municípios com 100.001 a 500.000 habitantes
– Presidente Prudente/SP
Classificado em 1º lugar no grupo C – municípios com 50.001 a 100.000 habitantes
– Primavera do Leste/MT
Classificado em 1º lugar no grupo B – municípios com 20.001 a 50.000 habitantes
– São José da Laje/AL
Municípios classificados em 1º lugar com até 20.000 habitantes de cada macroregião do Brasil
Região Sul – Figueira/PR
Região Sudeste – São Brás do Suaçuí/MG
Região Centro-Oeste – Deodápolis/MS
Região Nordeste – Baía Formosa/RN
Região Norte – Vitória do Jari/AP
▶️ Acesse a matéria completa com imagens no site do CFO.