Notícias CROSC

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança são os principais objetivos da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1º a 7 de agosto, em 120 países pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) chama a atenção para a urgência da nutrição adequada na primeira infância para o crescimento e o desenvolvimento de meninas e meninos. Esse cuidado começa logo após o parto, com a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, seguida da introdução alimentar do bebê, e então englobando a alimentação de toda a família.

Para o CRO-SC, a iniciativa demonstra grande preocupação na área de saúde bucal dos bebês, pois a Semana busca orientar, também, o desenvolvimento orofacial da criança. “É importante que todas as mães conheçam as vantagens do aleitamento materno para a saúde bucal de seus bebês, o qual permite um desenvolvimento crânio facial harmônico”, afirma a presidente Sandra Silvestre.

É preciso ter a consciência de que o ato de amamentar beneficia o desenvolvimento orofacial da criança. É importante observar que, ao simultaneamente sugar o leite, deglutir e respirar, o bebê realiza movimentos que estimulam o crescimento adequado das estruturas orais e faciais, segundo estudos (Moyers, 1993).

Ao nascer, o bebê tem a mandíbula muito pequena, que irá alcançar um tamanho equilibrado em relação à maxila ao ter seu crescimento estimulado pela sucção do peito.

O aleitamento materno previne: a Síndrome do Respirador Bucal (a respiração pela boca, que atinge 30% das crianças brasileiras); problemas do aparelho respiratório; evita a deglutição atípica (incorreta); o mau posicionamento dos dentes; as disfunções crânio-mandibulares e ainda, é a melhor maneira de prevenir as dificuldades da fonação.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas