17 de setembro: CFO fortalece Campanha em apoio ao Dia Mundial da Segurança do Paciente

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), junto com os Conselhos Regionais, apoia, neste 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente. O objetivo é reforçar a importância para os profissionais da Odontologia em reduzir os erros e os riscos para pacientes no cuidado com a saúde bucal. A data foi estabelecida pelos estados-membros durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde deste ano, com o tema “Segurança do paciente, uma prioridade de saúde global”. Segundo a presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, é uma inciativa que se impõe. “Segurança, assim como a saúde, nunca é em excesso e é fundamental alertar aos cirurgiões-dentistas para a importância da data”, assegurou.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 134 milhões situações adversas ocorrem a cada ano por conta de cuidados inseguros em hospitais, principalmente em países de baixa e média renda, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos a cada ano. Além disso, estima-se que um em cada quatro atendimentos na atenção primária e ambulatorial resulta em dano ao paciente. Desse total, 80% poderiam ser evitados.
A data é um convite para mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas de saúde, professores, pesquisadores e a indústria do cuidado de saúde para que fale pela segurança do paciente. Com isso, listamos medidas sugeridas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para minimizar os riscos relacionados ao atendimento.
Se você é um paciente: Envolva-se ativamente no seu próprio cuidado; Faça perguntas, cuidados de saúde segura começam com uma boa comunicação; Certifique-se de fornecer informações precisas aos profissionais de saúde sobre seu histórico de saúde.
Se você é um profissional de saúde ou líder de serviços de saúde: Envolva os pacientes como parceiros em seus cuidados; Trabalhem juntos pela segurança do paciente; Garanta o desenvolvimento profissional contínuo para melhorar suas habilidades e conhecimentos em segurança do paciente; Crie uma cultura de segurança aberta e transparente; Notifique a Anvisa e investigue os eventos adversos que ocorreram no seu serviço de saúde.
Relacionada à segurança do paciente, o CFO e CROs também apoiam outra campanha, o Setembro Verde – Mês da Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina. A campanha prevê ações para explicar medidas de prevenção e controle de infecção que devem ser feitas para proteger a saúde de todos durante o atendimento Odontológico.