Inscrições On-line

Orientações

Os Conselhos Regionais de Odontologia estão se adaptando para oferecer alternativas remotas que facilitem o atendimento aos inscritos. Foi pensando em neste novo contexto, que disponibilizamos o PRÉ-CADASTRO, uma ferramenta de atendimento on-line, cujo objetivo é facilitar a acessibilidade e a otimização de tempo dos profissionais que desejam solicitar suas primeiras inscrições. Para saber mais, acompanhe abaixo nossas orientações.
Para saber mais, acompanhe abaixo nossas orientações:


O que é a inscrição on-line.

A inscrição on-line é a possibilidade do/a interessado/a requerer a distância, de forma 100% virtual, sua primeira inscrição no CRO-SC. Ou seja, o requerente não precisa deslocar-se até a sede ou suas delegacias regionais para requerer a inscrição, já que as solicitações podem ser realizadas por meio de tablets, computadores e smartphones.

Assim como a inscrição solicitada de forma presencial, as inscrições on-line também envolvem algumas etapas, como a apresentação da documentação necessária para o registro (que vai desde o preenchimento correto do requerimento até arquivos anexados pelo usuário), seguem os prazos dispostos na legislação e dependem do pagamento das taxas para o deferimento.


Como funciona o requerimento da inscrição online.

Todas as categorias de PESSOA FÍSICA E JURÍDICA que NUNCA tiveram inscrição no CRO-SC podem requerer de forma on-line, contemplando: cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária, técnicos em saúde bucal, auxiliares em saúde bucal, auxiliares em prótese dentária, entidade prestadora de assistência odontológica, laboratório de prótese dentária e empresa de produtos odontológicos.

Os tipos de inscrição possíveis de requerimento on-line são: Provisória, Principal (Definitiva), Transferência e Transferência Provisória, Secundária e Secundária Provisória.

Cada categoria tem sua documentação própria necessária para o deferimento do PRÉ-CADASTRO. Para iniciar seu processo de inscrição junto ao Conselho, tenha em mãos os documentos digitalizados:

  • RG
  • CPF
  • Militar (p/ homem)
  • Certidão de quitação eleitoral
  • Diploma de Graduação ou Certidão/Certificado de Conclusão do Curso
  • Foto 3×4
  • Cópia do Certificado Ensino Fundamental ou Médio (para profissionais técnicos)
  • Comprovante de residência

Para pessoa jurídica, acesse: https://www.crosc.org.br/registros/, e confira a documentação necessária para o seu caso.

Informações Importantes:

a) As inscrições provisórias são concedidas aos profissionais que ainda não têm o diploma ou certificado, e têm prazo de validade de 02 (dois) anos a partir da data da formatura. O profissional deverá requerer a inscrição definitiva antes do vencimento da mesma, evitando a cobrança de uma nova taxa de inscrição e a interrupção de suas atividades profissionais. ATENÇÃO: somente serão deferidas as inscrições provisórias após o encaminhamento da relação de alunos formados na turma do requerente, emitida pela instituição de ensino;

b) Se o requerente já tem inscrição em outro Regional, deverá requerer a TRANSFERÊNCIA (se desejar atuar permanente em nosso estado) ou a SECUNDÁRIA (se deseja ter inscrição nos dois estados), evitando pendências ou indeferimento do pré-cadastro;

c) Algumas inscrições, como as Transferências e Secundárias, exigem certidão de quitação junto ao CRO de origem, a dica é que o requerente se informe do que será preciso no próprio site do CRO-SC (www.crosc.org.br) antes mesmo de iniciar a realização a solicitação de inscrição. Os profissionais que possuem especialidade registrada em outro estado, deverão apresentar também cópia do certificado da especialidade correspondente.

d) O endereço para correspondência deve ser no estado de Santa Catarina, local onde o requerente passará a atuar profissionalmente.

e) Todos os Diplomas e/ou Certificados devem estar ASSINADOS pelo requerente.

Para requerer a inscrição de forma on-line é preciso:

  1. Acessar o link: https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/Publico/PreCadastro/ ;
  2. Clicar em “Novo Profissional”
  3. Escolher a categoria de interesse;
  4. Uma nova tela vai abrir, onde é possível visualizar a relação de documentos necessários para a inscrição escolhida;
  5. A partir daí é só ir preenchendo passo-a-passo a solicitação com seus dados pessoais e anexar a documentação pertinente para cada tipo de inscrição.

Após o requerimento on-line, seu pré-cadastro entrará no Status “EM ANALISE”, e será encaminhado à sede ou delegacia do CRO-SC mais próxima do seu endereço, para conferência da documentação, que será realizada por um colaborador do CRO. É possível acompanhar a movimentação do seu pré-cadastro no link:
https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/Publico/PreCadastro/, “Consultar”, inserindo seus dados pessoais.

Se seu pré-cadastro foi deferido, você receberá via e-mail os boletos referentes às taxas administrativas e anuidade. Após o pagamento das taxas é gerado seu número de inscrição, que será informado via e-mail.

  • IMPORTANTE: Pré-cadastro aprovado, porém ainda não recebi os boletos para pagamento.

Neste caso, o requerente deve entrar em contato com a Sede ou Delegacia Regional do CRO-SC mais próxima para solicitar novos boletos. O seu e-mail é o canal mais importante com o CRO-SC, por isso a necessidade de ser preenchido corretamente e estar atualizado, evitando transtornos e problemas de comunicação.

Os pré-cadastros pendentes são aqueles onde constam a ausência de alguma documentação necessária para o deferimento do pedido. O requerente receberá um e-mail informando da pendência e também pode consultá-la no link: https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/Precadastro/PreCadastro/, inserindo seu dados pessoais.

Para complementar a documentação faltante e possibilitar uma nova análise da inscrição, o requerente deve acessar o mesmo link: https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/Precadastro/PreCadastro/ e submeter novamente o pré-cadastro.

Neste caso, o requerente não apresentou os requisitos mínimos para o deferimento da inscrição. O interessado deverá entrar em contato via e-mail com a Sede do CRO-SC ou Delegacia Regional mais próxima para receber novas orientações.

O prazo legal e regimental para análise da documentação é o mesmo das inscrições solicitadas de forma presencial, de até 90 (noventa) dias. O tempo de tramitação vai depender do número de solicitações para cada região, que obedece a uma ordem de chegada por data de requerimento.

Lembrando a importância de toda a documentação estar correta e os boletos pagos, para uma maior agilidade nos trâmites da sua inscrição.

Neste caso o requerente deve entrar em contato com a Sede ou Delegacia Regional do CRO-SC mais próxima para solicitar novos boletos. O seu e-mail é o canal mais importante com o CRO-SC, por isso a necessidade de ser preenchido corretamente e estar atualizado, evitando transtornos e problemas de comunicação.

O requerente deverá fazer contato com o colaborador que fez analise do pré-cadastro, para solicitar informações sobre o agendamento presencial e documentação necessária para a retirada da cédula.

A cédula profissional deve ser retirada pelo próprio requerente, pois existe a necessidade da coleta da impressão digital, e só será entregue mediante agendamento de horário. Não é possível remeter a cédula pelo correio, nem via e-mail.

Se o profissional ou empresa estiverem quites com CRO-SC, na ferramenta “Serviços Online” é possível a retirada de uma certidão de regularidade profissional. Ela tem fé pública e é válida como comprovante de inscrição.
Para acessar os “serviços online” e gerar sua Certidão de Regularidade, anuidades ou consultar os dados cadastrais/alterar dados de contato, siga as orientações:

  • Acesse o link: https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/
  • Faça seu cadastro no PRIMEIRO ACESSO
  • Preencha as informações solicitadas
  • Crie sua senha
  • Siga as instruções de confirmação. Após confirmação, faça seu login e terá acesso a sua ficha cadastral e financeira bem como poderá emitir sua certidão (REQUERIMENTOS)

*Caso tenho dificuldades, entrar em contato no e-mail: crosc@crosc.org.br

Sim, é possível. Para fazer a solicitação, siga os seguintes procedimentos:

  1. Acesse: https://cro-sc.implanta.net.br/servicosonline/ ;
  2. Entre com seu login e senha;
  3. Clique em VER REQUERIMENTOS;
  4. Clique em Requerimento de Inscrição Principal (Definitiva);
  5. Atualize seus dados e anexe os documentos necessários;
  6. Aguarde os boletos que serão encaminhados via e-mail.

 

Para maiores orientações sobre as inscrições online, a colaboradora Fernanda Oliveira está à disposição através do e-mail: fernanda.ramos@crosc.org.br