2º Guia para Atenção Odontológica no contexto da Covid-19 é publicado com contribuições do CFO

O Ministério da Saúde publicou a 2ª edição do Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da Covid-19, com contribuições do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Além de atualizar proposições com novas evidências (técnicas e estratégias de vivência odontológica), o documento apresenta dois capítulos inéditos: Agravos bucais relacionados à Covid-19 e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Guia é resultado da parceria contínua entre o CFO e a Coordenação-Geral de Saúde Bucal.

Entre os novos parâmetros, o documento atualiza definição e organização dos atendimentos odontológicos nas redes de atenção primária (unidades de saúde), secundária (Centros de Especialidades Odontológicas) e terciária (âmbito hospitalar). Bem como aperfeiçoa a teleorientação e o telemonitoramento, em conformidade com a Resolução CFO 226/2020, contribuindo, inclusive, para prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência em saúde e à infecção por covid-19.

O Presidente do CFO, Juliano do Vale, é incisivo ao afirmar que os cuidados com a saúde do paciente e dos profissionais da Odontologia devem ser contínuos, considerando os novos desafios gerados pelo vírus e suas variantes: “Essa força-tarefa unificada, que conta também com subsídio técnico da Comissão de Odontologia Hospitalar do CFO, é decisiva na orientação de gestores e profissionais de saúde para estabelecerem fluxos de atendimento, essenciais desde o acolhimento do paciente até a avaliação de sistemas e definições de casos. Seguimos comprometidos, pois o cuidado com a saúde não pode parar”.

CLIQUE AQUI e acesse o 2ª Guia de Orientações para Atenção Odontológica no contexto da Covid-19.