O CRO-SC promoveu ontem (15) reunião entre os coordenadores de cursos de graduação em odontologia de Santa Catarina, conselheiros e integrantes da Comissão de Ensino do Conselho. Conduzido pela presidente Sandra Silvestre, o encontro teve como objetivo tomar conhecimento diretamente na fonte, que são os coordenadores, quais são as necessidades dos cursos e como o CRO Santa Catarina pode contribuir para fomentar a melhoria sempre essencial da qualidade na formação do novo cirurgião-dentista.
Na pauta, destaque para um pré-projeto de código de ética para estudantes a fim de disseminar o conhecimento para a efetiva prevenção de infrações éticas por recém formados, exame de proficiência e presença de graduandos em cursos de pós-graduação, o que é proibido pelo Código de Ética Odontológica. “É recebendo orientações pertinentes ao exercício ético da profissão, que o futuro profissional poderá contribuir para uma odontologia ética e de qualidade, destacou a presidente.
O encontro reuniu coordenadores dos cursos de todo o estado (veja relação completa no final), que informaram em quais momentos do curso é abordado o tema ética, e consideram importante a realização de palestras levadas pelo CRO-SC aos alunos nas faculdades, especificando e destacando aspectos do Código de Ética Odontológica, o que já está sendo formatado pelo Conselho para ser iniciado ainda neste semestre.
Participaram também a ex-presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), Vania Fontanella, e a atual presidente, Daniela Carcereri, que destacou o fato da associação agora em Florianópolis facilita o diálogo com o CRO-SC, e considera relevante o papel educador das melhores práticas para o cirurgião-dentista, e propôs que seja feito um trabalho específico com relação às redes sociais. Vania Fontanela registrou que o grande desafio é construir uma matriz curricular transversal, onde o tema ética esteja presente em todos os componentes curriculares do curso.
Nesse sentido, o conselheiro Rafael Zandoná, presidente da Comissão de Ética do CRO-SC, destacou a preocupação com o crescente número de denúncias, em especial contra novos profissionais da odontologia. “Por isso o papel da faculdade é tão importante, e se pudermos nos aproximar antes, será possível evitar problemas no futuro”, destacou Zandoná, que também integra a Comissão de Ensino do Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O presidente da Comissão de Ensino do CRO-SC, Luiz Eugenio Rossa Beltrami, propôs aos coordenadores de cursos que o Código de Ética Odontológica seja olhado atentamente por todos, para que encaminhem sugestões ao Conselho sobre aspectos que possam ser mais detalhados aos alunos.
A reunião finalizou com o convite da presidente Sandra Silvestre aos coordenadores que desejarem integrar a Comissão de Ensino do CRO-SC, sendo que vários já sinalizaram o seu interesse nesse sentido, além de parabenizar o Conselho pela iniciativa de aproximação, como forma de contribuir para que profissionais cada vez mais conscientes e éticos saiam das faculdades.
Participaram da reunião os conselheiros do CRO-SC, Wilson Andriani Júnior, Ana Maria Zottis Hümmelgen, Rafael Lacerda Zandoná e Nelson Roberto Westrupp, os integrantes da Comissão de Ensino do CRO-SC, Luiz Eugênio Rossa Beltrami (presidente), Roberto Rocha, Gerson Ribeiro Ulema, Kesly Mary Ribeiro Andrades e Claudio José Amante, que informou estar também representando o presidente da ACO, Mauro Caldeira de Andrada. Todos os coordenadores dos cursos de odontologia em Santa Catarina foram convidados e estavam presentes ao encontro:
ANHANGUERA – Indiara Welter Henn
ESTÁCIO DE SÁ – Diogo Lenzi Capella
FURB – Isabel Cristina Gavazzoni Bandeira de Andrade
UCEFF – Marcos Massaro Takemoto
UCEFF Itapiranga – Paola de Cássia Spessato Schwerz
UNESC – Morgana Francisco Machado Guzzatti
UNIVALI – Fabiano Rodrigues Palma
UNIVILLE – Kesly Mary Ribeiro Andrades
UNIVINTE/FUCAP – Wilson Guilherme Nunes Rosa e Larissa Rocha de Bem
UNISUL Tubarão – Gustavo Molina
UNOCHAPECÓ – Geordia Verardi Anchieta
UNOESC – Bárbara Cristina Anrain e Michele Gassen Kellermann
ABENO – Presidente Daniela Carcereri e ex-presidente Vania Fontanella