O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve reunido na terça-feira, dia 07 de março, em Brasília, para a reunião Geral das Comissões da Autarquia, na gestão 2021-2024, com a finalidade de apresentar as diretrizes de trabalho, esclarecimentos, objetivos e planejamento, além da integração entre todos os componentes e a coordenação. Representando o CRO-SC, estava o diretor secretário do CRO-SC, conselheiro Wilson Andriani Júnior, que integra a Comissão do Mercosul, e o conselheiro Rafael Lacerda Zandoná, que também é membro da Comissão de Ensino do CFO.
Na ocasião, reuniram-se as comissões atualmente constituídas pelo CFO: Educação, Ensino, Legislação, Mercosul, Politicas Publicas de Saúde Bucal, Parlamentar, Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, Odontologia Hospitalar, Saúde Suplementar, Acompanhamento e Monitoramento de Fiscalização dos Sistemas CFO/CROs, Patrimônio, assim como o Comitê Gestor de acesso à Informação (CGAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LPGPD) e o Grupo de Trabalho para Estudo e Proposição de Alteração do CEO e CPEO. As comissões tem como função principal o assessoramento à Diretoria e ao Plenário do CFO nos diversos temas da Odontologia, com participação de membros voluntários, nomeados através de análise de currículo e conhecimento sobre o tema.
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, “as Comissões do CFO têm um papel fundamental de envolver os colaboradores com o sistema, além de desenvolver um trabalho consultivo, orientativo e propositivo em prol do desenvolvimento de uma Odontologia cada vez melhor para o Brasil”.
Coordenação de Saúde Bucal
A abertura dos trabalhos da reunião contou com presença da coordenadora geral de saúde bucal do ministério da saúde, Doralice Severo da Cruz. Em sua saudação, ressaltou a importância da parceria entre o CFO e o Ministério da Saúde “a nossa prioridade nesse momento é o apoio do CFO nos trabalhos já desenvolvidos e nós da coordenação vamos considerar a comissão política públicas de saúde bucal do CFO como nosso ponto focal. E mais uma vez ressalto que nós da coordenação de Saúde Bucal estamos sempre de portas abertas para receber todas e todos”, conclui.