Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância da data em defesa da conscientização para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade. A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI).
Para os Conselhos de Odontologia, a melhor forma de cuidar da saúde bucal da população é por meio da disseminação de informação de qualidade sobre o cuidado com a saúde e higiene bucal. Incentivar esses bons hábitos diários, além da visita regular ao Cirurgião-Dentista, que podem resultar em boca e dentes saudáveis e uma saúde integral mais plena.
Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a data é de extrema importância para reforçar a saúde bucal na vida dos brasileiros. “É necessário que a população tenha conhecimento dos riscos e saiba da importância de bons hábitos em todas as fases da vida para manter uma boa saúde bucal. É interessante ainda, reconhecer que o trabalho do Cirurgião-Dentista é capaz de identificar qualquer sinal estranho, por isso a importância da regularidade ao dentista”, explica.
Para garantir uma boa saúde bucal os Conselhos de Odontologia deixam algumas dicas essenciais para o dia a dia:
- Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
- Trocar de escova de dentes a cada três meses;
- Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar;
- Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
- Ir ao dentista regularmente.