A Comissão Técnica em Odontologia do Sono do CRO-SC reuniu-se ontem (28), para receber informações sobre a repercussão das ações da Semana do Sono em todo o Brasil, ocorrida em vários estados, de 13 a 19 de março. Participaram da reunião a presidente da Comissão, Ana Maria Zottis Hümmelgen, e os integrantes Andrea Ishida Rezende, Caroline Silvestre Silva, Rodrigo de Lima Cardoso e Rafael Rodrigo Faccio.
O encontro virtual também foi determinante para instigar os membros da Comissão a participar de projetos ligados à odontologia e disponibilizar canais de divulgação do CRO-SC destes projetos. “Importante salientar que o papel do profissional de odontologia do sono é alertar a todo cirurgião-dentista sobre a importância do diagnóstico precoce nas crianças portadoras de alterações respiratórias e de crescimento das arcadas e do terço inferior da face. Essas são situações marcantes na etiologia do ronco e da AOS em crianças, assim como do bruxismo”, esclarece Ana Maria Zottis Hümmelgen.
A Semana do Sono teve como objetivo divulgar para a população a importância de cuidar desse aspecto determinante no nosso dia a dia, além de contribuir para identificar possíveis distúrbios, qual profissional procurar e mostrar como desmistificar o diagnóstico e o tratamento. A iniciativa foi da Associação Brasileira do Sono – ABS e contou com o apoio de vários CROs em todo o Brasil, entre eles o CRO Santa Catarina.
A Odontologia do Sono integra, juntamente com a medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e outras áreas da saúde a prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios do sono, tais como ronco e apneia obstrutiva do sono. O sono adequado é fundamental para a saúde e contribui diretamente na qualidade de vida, impactando aspectos somáticos, emocionais e aprendizado em todas as faixas etárias da mesma forma como a alimentação e a prática de atividades físicas.