O CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DE SANTA CATARINA – CRO-SC, Autarquia Federal com atribuições de supervisionar a ética profissional, trabalhar pelo desempenho ético da Odontologia, pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, vem por meio desta NOTA OFICIAL, repudiar e alertar a sociedade contra as fakenews recentemente divulgadas em redes sociais que atribuem, inverídica e perversamente, problemas de saúde diversos relacionados a procedimentos odontológicos como contenção ortondôntica, coroas metalocerâmicas, implantes de titânio, tratamento de canal e uso do flúor.
Inicialmente, cumpre esclarecer que não são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia “especialidades” como odontologia biológica ou integrativa, que nada mais são do que iniciativas de grupos mal intencionados, que visam disseminar dúvida, alarme e preocupação com objetivos escusos.
O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia trabalham de forma incansável na defesa da odontologia e da ciência, e no combate sem tréguas à desinformação e notícias enganosas que circulam na internet. Portanto, é crucial destacar que os procedimentos elencados como nocivos à saúde são firmemente embasados em evidências científicas e legalmente estabelecidos, com eficácia e segurança já largamente comprovadas e cujos resultados positivos e benefícios à saúde bucal da população são imensuráveis.
Finalmente, é fundamental destacar que o cirurgião-dentista é profissional envolvido com a saúde e com o respeito à vida humana, fiel aos preceitos da honestidade e da ciência, em observância ao compromisso que assume para exercer a profissão. E as entidades que congregam a classe prosseguem firmes nos propósitos de união na luta pela maior e melhor odontologia do mundo, com especialistas preparados para atuar em consultórios, clínicas e ambiente hospitalar, garantindo mais saúde, integridade e bem estar aos pacientes.
Sandra Regina Pereira Silvestre – Presidente do CRO-SC