A cirurgiã-dentista de Santa Catarina, Graziela De Luca Canto, professora titular do Departamento de Odontologia da UFSC, foi destaque nas listas dos cientistas mais influentes divulgada anualmente pela editora Elsevier. Elaborado em conjunto com a Universidade de Stanford (USA) e publicado na PLOs Biology, o banco de dados fornece informações padronizadas sobre citações e outros índices de impacto de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.
A publicação foi baseada nos 100 mil melhores cientistas, usando dados da Scopus. Foram apresentadas duas listas: uma englobando toda a carreira, e outra com dados apenas do último ano. Na primeira relação, são 28 pesquisadores da UFSC; na segunda, são 26, um deles a professora Graziela. Para a presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre, esse foi um merecido reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela colega e um registro que muito enaltece sua dedicação à odontologia.
As métricas em pesquisa valorizam as citações que os pesquisadores recebem quando publicam um artigo, especialmente se são protagonistas, ou seja, 1° ou último autor. A Odontologia brasileira tem 96 pesquisadores na lista de 2023, publicada semana passada. Especificamente dentro da Ortodontia, área de formação da Professora Graziela, foram listados oito pesquisadores, todos docentes de universidades públicas das diferentes regiões do país: Graziela Canto- UFSC, Sul; David Normando- UFPA, Norte; Jorge Faber- UNB, Centro-Oeste; André Machado- UFBA e Matheus Pithon- UESB, do Nordeste, Guilherme Janson- USP in memoriam, Daniela Garib- USP e Lucas Abreu- UFMG, do Sudeste. Esses pesquisadores, somados, possuem quase 30 mil citações e publicaram 1500 artigos em suas carreiras.
Graziela graduou-se em Odontologia pela UFSC, fez Mestrado na FOB USP, Doutorado na UFSC e pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá. Tem duas especialidades registradas no CRO: Ortodontia e Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Foi a primeira especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial registrada no CRO/SC.