Ascop-SC planeja atividades com representantes dos conselhos

O CRO-SC participou ontem (18) da reunião da Ascop – Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina, realizada na sede, no centro da Capital. Representou o CRO-SC, a presidente Sandra Silvestre. São atribuições institucionais da Ascop-SC debater as questões comuns, de cunho jurídico, administrativo, político, etc., atinentes aos conselhos profissionais associados, exercendo eventual defesa dos direitos e interesses coletivos destes nas esferas judiciais e administrativas.

Além de buscar o debate entre os conselhos profissionais de Santa Catarina, visando a valorização das profissões regulamentadas, a Ascop desempenha, ao lado dos conselhos, um papel fundamental na fiscalização das profissões a partir do entendimento de que apenas estes são capazes de proteger a sociedade de profissionais não qualificados.

Recentemente, vários representantes dos Conselhos formaram novos grupos de trabalho da Ascop/SC denominados Comissões Temáticas. Os temas englobam assuntos pertinentes e comuns aos Conselhos, cujas temáticas foram definidas em assembleia geral: Educação a Distância; Fiscalização e Ética; Licitações e Contratos; Planejamento e Gestão Estratégica; e Governança e Transparência.

Estavam presentes as seguintes entidades: CRO-SC, Crea-SC, Creci-SC, Coren-SC, OAB-SC, CAU-SC, CRA-SC, CRF-SC, CRN-SC, CRE-SC, CRQ-SC, CFC, Crefito e CRE-SC, Core-SC, CRMU-SC, Corecon-SC, CRMV-SC e CREF3-SC.