Biossegurança em Odontologia para o combate à Varíola dos Macacos é um dos temas da SETBIO 2022

Com o objetivo de estimular a conscientização em medidas de biossegurança em Odontologia, o SETBIO 2022 – Setembro Verde pela Biossegurança em Odontologia, é considerado o evento mais importante da área e conta com o apoio do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Destinado a estudantes e profissionais que atuam na área da Odontologia, o SETBIO 2022 traz uma ampla programação on-line e gratuita, que começa a partir desta quinta-feira, 1º de setembro. A abertura do evento será realizada às 20h, horário de Brasília, e terá a presença do presidente do CFO, Juliano do Vale. A programação completa pode ser conferida no link https://bit.ly/3QVjX9v

Um dos destaques do evento on-line é a palestra que aborda a importância das medidas rotineiras do protocolo de biossegurança para os Cirurgiões-Dentistas, suficientes para garantir a segurança de pacientes e profissionais de Odontologia como em casos da doença Monkeypox (MPX), também conhecida como “Varíola dos Macacos”. Trata-se de um vírus em que sua transmissão para humanos pode ocorrer pelo contato próximo a pessoas infectadas, sintomáticas, que apresentam lesões ativas ou pelos fluídos corporais, gotículas respiratórias e sexo.

Pacientes que apresentam úlceras, lesões ou feridas na boca também podem transmitir o Monkeypox. Nesse sentido, o papel dos Cirurgiões-Dentistas é fundamental para a anamnese e diagnóstico. Outras medidas para minimizar a propagação do vírus podem ser tomadas por profissionais da Odontologia. As principais recomendações são que os profissionais estejam atentos aos sinais e sintomas da doença, a desinfecção intensiva e adequada das superfícies e que cuidadosamente usem equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, luvas e óculos antes do atendimento, de acordo com o Manual do CFO de Boas Práticas de Biossegurança no Ambiente Odontológico.