Notícias CROSC

Cartilha sobre saúde bucal lançada em Florianópolis é parte de projeto que há dez anos leva educação e saúde para escolas públicas brasileiras

Um Sorriso pela Estrada já passou por 500 cidades do Brasil

 

As catarinenses Margareth Monteiro Garret e Grasiela Garret da Silva lançaram em Florianópolis a cartilha “Prevenção em Saúde Bucal, Um Sorriso pela Estrada – 10 anos”. A publicação destaca a importância da prevenção, traz informações sobre os problemas mais comuns causados pela higiene bucal inadequada e mostra o passo a passo para a higienização. Aborda ainda temas como alimentação, mastigação e hábitos saudáveis.

Um dos diferenciais da cartilha é a organização das informações, que permite leitura fácil. “Muitas pessoas não tem cuidado com a saúde porque não tem informação. Uma vez que elas têm acesso ao conhecimento, passam a ter autonomia para ser responsáveis pelo seu sorriso”, afirma Grasiela.

A publicação, de 54 páginas, é parte do projeto Um Sorriso pela Estrada, iniciado há 10 anos por mãe e filha, Margareth Monteiro Garret e Grasiela Garret da Silva, respectivamente. O trabalho correu em paralelo ao projeto Um Piano pela Estrada, do pianista Arthur Moreira Lima, casado com Margareth. Desde 2003, já foram visitadas escolas públicas de quase 500 cidades brasileiras. O trabalho educativo preventivo foi feito por meio de palestras, escovação supervisionada e entrega de kits de higienização e material didático educativo.

“Saúde bucal é essencial para manter o bem-estar físico e mental. O caminho racional para obtê-la é a prevenção pela educação, fazendo com que cada pessoa seja responsável pela própria saúde”, diz a cirurgiã-dentista Margareth, na introdução do Guia.

Para Grasiela, o Brasil vive um momento no qual as pessoas estão mais atentas a sua própria saúde. “Se estão informados, apreciam o auto-cuidado e cuidado com os seus”, observa a cirurgiã-dentista, que se deparou, ao lado de sua parceria de trabalho e mãe, situações delicadas. “Nós encontramos situações como uma escova de dentes ser utilizada por uma família inteira”, relatou.Um Sorriso pela Estrada (1) Um Sorriso pela Estrada

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas