CFO anuncia municípios vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019

Com recorde de inscritos nesta edição, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) anunciou na sexta-feira, dia 11 de outubro, os municípios vencedores do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019. Pela primeira vez, nove municípios serão premiados por se destacarem na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, em prol da melhor prestação de serviço a população em todo o país.

Categoria até 20 mil habitantes por macrorregião:

Vitória do Jari/AP: 1º lugar na Região Norte
Dom Basílio/BA: 1º lugar na Região Nordeste
Juscimeira/MT: 1º lugar na Região Centro-Oeste
Porto Real/RJ: 1º lugar na Região Sudeste
Figueira/PR: 1º lugar na Região Sul

Categoria Populacional:

Ibiporã/PR: 1º lugar na categoria de municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes
São Sebastião/SP: 1º lugar na categoria de municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes
Nossa Senhora do Socorro/SE: 1º lugar na categoria de municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes
Curitiba/PR: 1º lugar na categoria de municípios com mais de 500.000 habitantes

A cerimônia de premiação acontece no dia 27 de novembro, em Brasília/DF. Os municípios vencedores receberão uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico.

O Coordenador da Comissão de Políticas Públicas, Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, Guilherme Graziani, destacou o importante momento de ampliação efetiva de investimentos em saúde bucal da rede pública. “Todos os esforços destinados são e sempre foram para aperfeiçoar a assistência odontológica à população. O grande diferencial desta edição, que inclusive contribuiu para o aumento de municípios participantes, foi a nova categoria com até 20 mil habitantes, por macrorregião. A ascensão de participantes reflete diretamente na valorização da Odontologia”, esclareceu.

É importante ressaltar que em todas as categorias seguiram critérios de financiamento em Saúde, controle Social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, assistência odontológica especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal odontológico, remuneração na atenção básica e educação permanente.

Todas as etapas de elaboração, análise e apuração foram realizadas pela Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal do CFO: Guilherme Graziani, Coordenador; e os membros Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narva. O Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, acompanha os trabalhos realizados.