CFO assina convênio com CRO Santa Catarina para melhoria no atendimento à categoria e população

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) retomou, nos dias 9 e 10 de setembro, em Brasília/DF, o cronograma de assinatura dos termos de convênio com os Conselhos Regionais, interrompido por conta da pandemia. O trabalho, iniciado em março deste ano, busca garantir melhorias no atendimento prestado aos profissionais da odontologia e à sociedade nas sedes dos CROs.

Os estados de Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Piauí foram incluídos no Programa de aquisição, ampliação ou reforma de sede, previsto na Resolução CFO-216/2019. A presidente do CRO-SC, Sandra Silvestre e o secretário Orlando Campos estiveram em Brasília para a assinatura, sendo recebidos pelo presidente do CFO, Juliano do Vale e pelo vice Ermensson Jorge. Segundo Sandra Silvestre, o projeto de implantação de melhorias na sede já vem sendo debatido desde o ano passado e chega para atender necessidades urgentes que já não podiam mais ser adiadas.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, afirmou que todos os esforços estão voltados para assegurar o fortalecimento do Sistema Conselhos e garantir a continuidade da missão precípua, que é a defesa da ética odontológica nacional. “O apoio institucional, estabelecido na Resolução 181, abrange os Conselhos Regionais com até quatro mil inscritos. Já no âmbito da Resolução CFO 216, o programa integra os projetos apresentados, conforme prevê critérios estabelecidos a fim de contribuir para valorização da Odontologia e melhor atendimento dos serviços prestados nos Regionais”, explicou.

O Vice-Presidente do CFO, Ermensson Jorge, esclarece que: “a concessão da subvenção aos Conselhos Regionais foi realizada observando os aspectos técnicos legais, financeiros e contábeis, sempre pautada pelo princípio da eficiência e transparência. É importante ressaltar que o programa será executado por etapas, sendo a liberação dos recursos condicionada à execução e prestação de contas dos CROs dos resultados físicos/financeiros conforme cronograma pactuado nos termos de convênio, com monitoramento por parte do CFO”.

O ciclo de fomento contemplou também os estados de Rondônia e Piauí com o Programa de Apoio Institucional aos Conselhos Regionais de Odontologia – Sustento (PAI-S), conforme Resolução CFO-181/2016.

Na foto, da esq. para dir.Ermensson Jorge (Vice-Presidente CFO), Sandra Regina Pereira Silvestre (Presidente CRO-SC), Juliano do Vale (Presidente CFO) e Orlando Campos (Secretário CRO-SC).