CFO e CFM reafirmam parceria de atuação em defesa da saúde pública

cfo3

O presidente do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Ailton Morilhas, participou, no dia 20 de junho, da plenária no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, a convite do presidente Dr. Roberto D’Ávila. O encontro oportunizou a concretização da parceria entre CFO e CFM, como nova etapa de trabalho, acerca de diversos temas de relevância, entre eles a aprovação do Ato Médico, para estabelecimento de novas metas.

Dr. D’ávila destacou que o momento representa o início de um novo tempo. “Enfrentamos atualmente não uma luta coorporativa e sim uma luta pela melhoria das condições de assistência à saúde, de forma nominalista . O CFO é um parceiro histórico do CFM. Diante da aprovação do Ato Médico, manteremos o respeito às legislações das profissões da área da saúde”, explica. Opinião compartilhada com o Dr. Ailton Morilhas: “Por tanto, fica esclarecido que as competências dos Cirurgiões-Dentistas, conforme a lei vigente serão respeitadas”.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia agradeceu o convite e a abertura para diálogo com o plenário do CFM e ressaltou o desejo de estabelecer parceria para, de forma conjunta, enfrentar os desafios políticos, o que inclui os Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional de interesse dos profissionais da área da saúde e em benefício da saúde pública brasileira.

Os dois Conselhos entendem que não há falta de profissionais no país e sim uma má distribuição que deve ser enfrentada com incentivos significativos para a interiorização do profissional.

O Conselho Federal de Odontologia defende a valorização dos profissionais brasileiros da área da saúde. “A respeito da chegada de profissionais da área da saúde de outros países no Brasil, a preocupação do CFO é que essa integração seja feita com base nas leis vigentes no país”, afirma Morilhas.

Por fim, o Dr. Ailton Morilhas solicitou apoio ao CFM para aprovação do projeto de Lei 2.776/08, que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas unidades de terapia intensiva e dá outras providências, que hoje tramita no Senado Federal. O Dr D’Ávila reconheceu a importância da presença dos Cirurgiões-Dentistas e demonstrou parecer favorável à luta do CFO.

Outro ponto abordado em que o CFO tem o posicionamento favorável é a carreira de estado dos profissionais da área da saúde. “O CFO está aberto para aprofundar o debate e trabalhar de forma parceira”, completa Morilhas.

Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Comissão de Comunicação do CFO, Dr. Ermensson Luiz Jorge e o procurador jurídico do CFO, Dr. José Alberto Cabral Botelho.