Notícias CROSC

CFO e SBTI iniciam agenda unificada de trabalho pela valorização da Harmonização Orofacial

NotíciasAssessoria De Comunicacao Do CFOCFOHarmonização OrofacialHOFSaúde Bucal

CFO e SBTI iniciam agenda unificada de trabalho pela valorização da Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) iniciaram, em reunião nessa quinta-feira, dia 15 de outubro, em Brasília/DF, agenda unificada de trabalho em defesa da valorização da Harmonização Orofacial. A proposta é realizar ações específicas que evidenciem a importância do Cirurgião-Dentista especialista em Harmonização Orofacial.

O debate, que reuniu diversos representantes de empresas ligadas à Harmonização Orofacial no Brasil, prevê promover melhor entendimento da sociedade sobre o conhecimento e a competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos de complexidade cirúrgica, estética e funcional, com respaldo legal. O trabalho conta com o apoio técnico do setor jurídico do CFO, bem como apoio da área técnica-científica.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a busca é para construir novas formas de avançar no âmbito da Harmonização Orofacial e consolidar a autorização legal e a inquestionável competência do Cirurgião-Dentista para execução dos procedimentos dessa área. “A HOF é uma conquista para a Odontologia, agora precisamos divulgar informações essenciais aos pacientes que buscam esse tipo de tratamento e valorizar os profissionais que a exercem, identificando os critérios de atuação à população. Nossa principal intenção é proteger a Odontologia e, consequentemente, o paciente. O CFO está de portas abertas para contribuir com essa valorização que remete aos novos tempos da profissão. Não podemos nos limitar à uma Odontologia de quarenta ou cinquenta anos atrás. É preciso adaptar a esse novo momento”, destacou.

O Vice-Presidente do CFO, Ermensson Jorge, também afirmou a importância de evidenciar a qualidade do ensino à Harmonização Orofacial, conforme prevê a Resolução-CFO-198/2019: “Como a HOF é a especialidade odontológica mais recente regulamentada pelo CFO, é preciso reforçar, permanentemente, os esclarecimentos pertinentes à especialidade. Para isso, nosso plano de trabalho será elaborado para contemplar todos os pilares temáticos”.  

Segundo o Presidente da SBTI, Tarley Pessoa de Barros, a integração entre as partes envolvidas no trabalho da Harmonização Orofacial almeja fomentar, em caráter contínuo, o desenvolvimento técnico-científico dessa especialidade. “É preciso ampliar o entendimento social de que existe muita responsabilidade envolvida por parte dos Cirurgiões-Dentistas que exercem a HOF em sua área de atuação. Esse é o primeiro passo de um avanço importante desde a regulamentação da Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica, que completa dois anos de formalização em 29 de janeiro”, destacou.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin