CFO solicita e ministério libera R$ 36,6 milhões para ampliar atendimento odontológico no país

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, 25 de novembro, a liberação de mais R$ 36,6 milhões para aquisição de cadeiras odontológicas e outros equipamentos para ampliar o atendimento das equipes de Saúde Bucal. Recurso será destinado para compra de equipamentos em 841 municípios e expectativa é que consiga atender mais de 7 milhões de pessoas.

A verba, destinada a municípios que implantaram, entre 2009 e 2019, novas equipes do programa do SUS de Saúde Bucal, atende uma solicitação feita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em audiência com ministro da Saúde, Henrique Mandetta, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, o CFO destacou a importância de expansão do atendimento odontológico de qualidade à população, com foco na valorização do Cirurgião-Dentista e na ampliação do financiamento à saúde bucal pública em redes de atenção primária.

Para Juliano do Vale, presidente do CFO, “é importante ressaltar que, com esses equipamentos, o cidadão brasileiro terá atendimento com maior qualidade da sua saúde bucal. Além disso, demonstra o compromisso com a classe, melhorando as condições de trabalho do cirurgião-dentista brasileiro no interior do país.”

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente são 27.283 equipes de Saúde Bucal presentes em 5.029 municípios brasileiros. Compostas por cirurgião-dentista e técnico ou auxiliar em saúde bucal, as equipes atendem, em média, 3.450 pessoas.

Confira na íntegra as propostas entregues pelo CFO: https://bit.ly/35J0Wzd