Comunicado: Harmonização Orofacial

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina – CRO-SC repudia todas as investidas que confundam a opinião pública em prejuízo ao profissionalismo dos cirurgiões-dentistas como classe. É de se lamentar que matéria veiculada ontem no Fantástico, da TV Globo, não tenha deixado claro que Harmonização Orofacial é especialidade odontológica e mostrado o cirurgião-dentista como um profissional não habilitado.

Em momento algum foi informado que a Harmonização Orofacial é reconhecida, tanto pelo Conselho Federal de Odontologia (Resolução CFO 198/2019 e Resolução CFO 230/2020), quando por autorização legal reconhecida pelo judiciário e Ministério Público Federal.

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina reafirma que está e estará atento para combater todas as tentativas de mostrar a Harmonização Orofacial como exclusiva de dermatologistas e cirurgiões-plásticos, restando lamentar que a inquestionável competência legal e científica dos cirurgiões-dentistas tenha sido ignorada.

Finalmente, o CRO-SC coloca-se à disposição para esclarecer todas as questões acerca da legalidade da Harmonização Orofacial como especialidade odontológica legal e institucionalmente reconhecida.

Florianópolis, 05 de outubro de 2020.

Sandra Regina Pereira Silvestre

Presidente do CRO-SC