Conselhos de Odontologia debatem harmonização orofacial

A cirurgiã-dentista Lilian Dias Santos, integrante da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO-SC, representou Santa Catarina em reunião promovida pelo Conselho de Odontologia do Rio de Janeiro, onde o Conselho de Minas Gerais também esteve presente, realizada durante o III MasterDay Congresso de Harmonização Orofacial, dias 6 e 7 no Rio de Janeiro.
Segundo ela, entre os assuntos discutidos estava a unificação de ações entre as comissões de HOF dos Conselhos para divulgar e promover a Harmonização Orofacial junto aos CDs e também à população.
“Nas reuniões de que participei foi consenso entre os presentes a importância da capacitação dos cirurgiões-dentistas e reforçado que são, sim, habilitados e conhecedores dos procedimentos de harmonização facial”, disse Lilian.
“Nesse sentido, estamos movimentando a Comissão de Harmonização Orofacial do CRO-SC e definindo um calendário de reuniões. Nossa intenção é ter uma comissão ativa para que os catarinenses tenham representatividade nos encontros em que serão definidas ações sobre o tema”.

O CFO e a harmonização orofacial

A Comissão Especial de avaliação do pedido de registro e inscrição da especialidade em Harmonização Orofacial do Conselho Federal de Odontologia (CFO) já elaborou relatório preliminar e entregou à Coordenação-Geral das Comissões da Autarquia para análise/aprovação e posterior apresentação à Diretoria do CFO. O CFO, por meio da Resolução 198/2019, normatizou a atuação do Cirurgião Dentista, amparado pela Lei 5.081/66, que regula o exercício da Odontologia no Brasil, bem como reconhece os cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito da pós-graduação em Harmonização Orofacial. O CFO prossegue no trabalho acerca dessa especialidade recém-regulamentada e, conforme trâmite regimental da Autarquia, a comissão aguarda agora as considerações do Coordenador-Geral das Comissões e, em sequência, para parecer da Diretoria.