Notícias CROSC

Consulta Pública nº. 324/2017 da Anvisa

A Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da ANVISA verificou a necessidade de regulamentar o uso do mercúrio também na Odontologia, de forma a atender ao art. 4º § 3º da Convenção de Minamata, conforme Parte II do Anexo A, em que uma das medidas propostas é restringir o uso de Amálgama Dental à sua forma encapsulada.
A medida visa aprimorar o uso do Amálgama na Odontologia, apresentando o produto em quantidades mais adequadas de mercúrio. Além dos ganhos ambientais, uma quantidade ideal de mercúrio em amálgama possibilitará restaurações menos susceptíveis à corrosão, menores riscos de efeitos adversos relacionados ao uso do produto e um importante ganho na saúde ocupacional do Cirurgião-Dentista e sua equipe.
A proposta de proibição é mais um desdobramento da Convenção de Minamata. A Convenção foi assinada pelo Brasil e mais 127 países em 2013 e tem como objetivo eliminar ou reduzir o uso de mercúrio em diferentes produtos como pilhas, lâmpadas e equipamentos para saúde, entre outros.
Conheça os principais pontos do texto do futuro regulamento:
– Proibição em todo o território nacional da fabricação, da importação e da comercialização, assim como o uso em serviços de saúde, de mercúrio e liga de amálgama na forma não encapsulada, indicado para uso em Odontologia.
– Produtos proibidos pela Resolução, que forem retirados de uso, deverão seguir a regulamentação vigente para descarte de resíduos sólidos.
– Os cadastros na Anvisa de produtos proibidos, vigentes na data de entrada em vigor desta Resolução, serão automaticamente cancelados.

Clique aqui para ira ao site da Anvisa

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas