Notícias CROSC

Covid-19: CRO-SC gestiona pela inclusão da odontologia no grupo prioritário para vacinação em todo o estado

NOTA OFICIAL

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), representante de mais de 20 mil profissionais da área odontológica, na busca da preservação da Sociedade Catarinense, reforça o protagonismo da classe nas ações de saúde da rede pública e privada na assistência à população. Destaca, ainda, que esses profissionais estão entre os que têm o maior risco de contaminação pela COVID-19, devido ao contato direto a que são submetidos aos fluidos da cavidade oral dos pacientes, além dos aerossóis que são gerados nos procedimentos odontológicos.

Além de estarem particularmente expostos ao vírus, o CRO-SC lembra que os profissionais da Odontologia desde o início ficaram à disposição para o enfrentamento do coronavírus tendo sido convocados em abril de 2020 para cadastramento, capacitação e trabalho na linha de frente contra a COVID-19 pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 639/2020).

Assim sendo, com essas informações, o CRO-SC reivindicou em ofício dia 11/01/2021 à Secretaria de Estado da Saúde que, durante o planejamento e execução de programas estaduais de vacinação, inclua os Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária, tanto da rede pública como a privada, no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde para a 1ª fase do Plano de Imunização.

Nesse sentido, o CRO-SC, a fim de facilitar as ações dessa Secretaria, já se colocou à disposição para encaminhar planilha contendo informações como nome completo do profissional, CPF, data de nascimento, profissão e número de registro no Conselho.

O CRO-SC ressaltou, ainda, à Secretaria da Saúde a justiça da solicitação, tendo em vista o essencial trabalho realizado pelos profissionais da Odontologia em Santa Catarina, o que comprova ser imprescindível sua classificação como grupo prioritário para cadastramento no Sistema do Programa de Imunizações.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros Colegas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin