Covid-19: CRO-SC gestiona pela inclusão da odontologia no grupo prioritário para vacinação em todo o estado

NOTA OFICIAL

O Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO-SC), representante de mais de 20 mil profissionais da área odontológica, na busca da preservação da Sociedade Catarinense, reforça o protagonismo da classe nas ações de saúde da rede pública e privada na assistência à população. Destaca, ainda, que esses profissionais estão entre os que têm o maior risco de contaminação pela COVID-19, devido ao contato direto a que são submetidos aos fluidos da cavidade oral dos pacientes, além dos aerossóis que são gerados nos procedimentos odontológicos.

Além de estarem particularmente expostos ao vírus, o CRO-SC lembra que os profissionais da Odontologia desde o início ficaram à disposição para o enfrentamento do coronavírus tendo sido convocados em abril de 2020 para cadastramento, capacitação e trabalho na linha de frente contra a COVID-19 pelo Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 639/2020).

Assim sendo, com essas informações, o CRO-SC reivindicou em ofício dia 11/01/2021 à Secretaria de Estado da Saúde que, durante o planejamento e execução de programas estaduais de vacinação, inclua os Cirurgiões-Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal, Técnicos em Prótese Dentária, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária, tanto da rede pública como a privada, no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde para a 1ª fase do Plano de Imunização.

Nesse sentido, o CRO-SC, a fim de facilitar as ações dessa Secretaria, já se colocou à disposição para encaminhar planilha contendo informações como nome completo do profissional, CPF, data de nascimento, profissão e número de registro no Conselho.

O CRO-SC ressaltou, ainda, à Secretaria da Saúde a justiça da solicitação, tendo em vista o essencial trabalho realizado pelos profissionais da Odontologia em Santa Catarina, o que comprova ser imprescindível sua classificação como grupo prioritário para cadastramento no Sistema do Programa de Imunizações.